21/06/12

A construção do social. Biblioteca da Escola Profissional de Ourém.




Está patente na Biblioteca da Escola Profissional de Ourém uma pequena mostra de trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano, consagrados ao tema:  A construção do social”.
 Previsto na estrutura programática da disciplina de Área de Integração, este tema pretende abordar a construção da realidade contemporânea por meio de acontecimentos e personagens históricas que mudaram o destino da humanidade através da força das ideias; da arte; da acção política; ou a partir de outras esferas de actividade. Foi lançado aos alunos o desafio de realizarem um trabalho que abordasse a vida e a obra de uma personagem histórica, ou de uma figura carismática, que constituísse para eles uma referência.
 Encontrar referências humanas ajuda-nos a ser parte do todo. É com referências que se constitui a filigrana do tecido social, e nem a propósito do tema abordado na disciplina de Área de Integração, são elas próprias que promovem essa “construção do social”. Com referências humanas, ou mesmo ídolos, descobrem-se valores e estabelecem-se afectos.
 Quando identificamos figuras ou personagens dignas da nossa admiração, estamos a estabelecer posições e afinidades, e estamos a afirmar a nossa presença e as respectivas coordenadas do nosso lugar no mundo, desenhando o mapa das paixões, das lutas e das causas.  Identificar um ponto de admiração é tomar uma posição activa, e é em si um acto de cidadania. Os ídolos, as personagens de referência, configuram o mundo. Norteiam-no, sinalizam-no. São uma escola de vida, e canalizam pulsões.
 A presente mostra, da responsabilidade dos professores da disciplina de Área de Integração, da Escola Profissional de Ourém, reflecte o entusiasmo dos alunos na resposta ao desafio que lhes foi lançado, e pode ser vista até ao final do ano lectivo.

Os docentes de Área de Integração:
César Adão;
Margarida Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário