08/04/11

O ponto de vista do Aluno: Fátima

Fátima, a cidade religiosa mais visitada do país, é como todos sabem apreciada apenas pelas práticas católicas. O objectivo não é mudar esta imagem de marca mas sim acrescentar outras actividades que podem diversificar as diferentes áreas do turismo direccionadas para os diversos mercados-alvo.
Que tal criar a semana da moda ou organizar concertos ou festivais de música? Porque não criar um parque de campismo em Fátima, direccionado para os amantes da natureza, ou consolidar e divulgar os percursos pedestres da Serra d’Aire e Candeeiros? Estas são formas simples de combater a sazonalidade do turismo em Fátima, obrigando à intervenção dos vários intervenientes do turismo da região, entidades públicas e privadas.
Por outro lado, porque não juntar as várias culturas do mundo, e realizar diversos workshops como na área da gastronomia? Um bom exemplo deste tipo de evento foi o Festival de Gastronomia realizado pela Escola de Hotelaria de Fátima intitulado “Cozinhas do Mundo”. Este festival além da sua vertente pedagógica contribuiu também para a diversificação de produtos turísticos na cidade. Este tipo de eventos pode também abranger outras áreas como a dança, a cultura, a pintura/arquitectura, a música e muitas outras.
Sendo uma aluna da Escola de Hotelaria de Fátima, vejo o futuro da região com um enorme potencial não só no turismo religioso como também noutras práticas turísticas, o que possivelmente proporcionaria à cidade e aos seus residentes e visitantes uma diferente forma de ver o turismo, podendo desfrutá-lo todo o ano em todas as vertentes.

Patrícia Gomes (aluna do 3ºano do Curso Técnico de Recepção da EHF)

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