23/03/11

Momentos decisivos


Aproximamo-nos rapidamente do final da atividade letiva na Escola Profissional de Ourém. Na última semana de abril, os alunos demonstrarão, individualmente, os conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos 3 anos, no âmbito da apresentação das suas Provas de Aptidão Profissional. Diversos júris, constituídos por elementos da Escola e por profissionais de áreas afins aos cursos, avaliarão a qualidade dos trabalhos desenvolvidos, competências técnicas e níveis potenciais de integração no mercado de trabalho. São momentos importantes na vida escolar dos nossos jovens alunos, obrigando-os a um significativo esforço adicional e a alguma ansiedade própria destas etapas finais e decisivas. Algumas alterações efetuadas no modelo organizativo desta Prova, com o objetivo de a tornar mais exigente e seletiva em termos de avaliação, contribuem igualmente para algum acréscimo de nervosismo.

Logo na semana seguinte à realização das Provas de Aptidão Profissional, os nossos alunos finalistas iniciam a Formação em Contexto de Trabalho, vulgarmente designada por Estágio. Não sendo o primeiro contacto de trabalho com as empresas ou outro tipo de organizações, para alguns o próximo dia 2 de Maio será o primeiro dia de trabalho de uma carreira profissional que se deseja longa e profícua. Outros tentarão prosseguir estudos no ensino superior e só mais tarde integrar o mercado de trabalho. Para todos fica o nosso conselho de que devem aproveitar com a máxima intensidade estes momentos finais de vivência na Escola Profissional de Ourém, na certeza de que mais tarde reconhecerão a importância do tempo que aqui viveram e de tudo aquilo que por cá aprenderam.

Francisco Vieira

Diretor Executivo da INSIGNARE

2 comentários:

  1. São sem dúvida momentos que nunca iremos esquecer. Momentos em que todos trabalhamos com gosto e objectivo de fazer provar o que aprendemos ao longo de três anos. Há tempo para tudo simplesmente temos de ser organizados. É também o tempo que mais devemos valorizar uma vez que o tempo está em decréscimo.
    Concordo com o facto que devemos fazer esforços para conquistar os nossos patamares e não andar num mundo de boa vida e brincadeira. O segredo está em distinguir os melhores, os valentes e os que se sabem adaptar mesmo que isso custe. Nos dias de hoje tem de ser assim senão as pessoas ficam com a ideia que tudo se atinge facilmente e não é necessário grande esforço. Cabe a cada um interpretar e trabalhar o seu futuro

    ResponderEliminar
  2. Esta é, sem dúvida, uma fase de elevadíssima importância nas nossas vidas.
    Ajudar-no-á em vários aspectos quer a nível pessoal quer "profissional".
    O estágio que nos é proporcionado é uma mais-valia pois adquirimos muitos conhecimentos, existe uma grande troca de experiências, dá-nos uma noção do que irá ser a nossa vida no futuro. Falo exclusivamente de mim, pois pretendo seguir estudos na área em que estou pois, agora mais do que nunca, sei que é realmente isto que eu deveria estar a fazer.
    Entrar para a EPO foi das melhores decsões que eu, como ser humano e estudante, poderia ter tomado. Saímos daqui bem preparados, com uma noção do que nos espera lá fora, com amigos para a vida, com recordações que jamais esquecerei. Tudo isto se deve aos excelentes professores que temos e ao espectacular ambiente que é vivido que nos motiva, nos faz sentir vontade de querer mais e fazer e ser melhor.

    Obrigado.

    ResponderEliminar