29/09/10

A nossa primeira Bandeira Verde!

No passado dia 24 de Setembro a nossa Escola recebeu a primeira Bandeira Verde, certificando-a como uma Escola amiga do ambiente. A atribuição deste galardão, a cargo da ABAE (Associação Bandeira Azul para a Europa) constitui o culminar da correcta implementação do Programa Eco Escola.





Este Programa pretende encorajar acções, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, bem como motivar para a necessidade de mudança de atitudes e adopção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.

Este ano, das 1337 escolas concorrentes, 1041 foram galardoadas e as Bandeiras Verdes vão ser hasteadas em 207 municípios portugueses.

A participação da EPO neste evento verificou-se na colaboração na logística e secretariado, a cargo de 24 alunos de todas as turmas dos segundos e terceiros anos; na dinamização de jogos didácticos promovidos pela ABAE, na realização de pinturas faciais e modelagem de balões e na animação daparticipação da EPO neste evento passou pela colaboração na logística e secretariado, levada a cabo por mascote Eco Epo, a cargo das alunas do Curso de Animação Sociocultural; e na actuação da aluna Andreia Ferreira durante a Cerimónia, que representou a EPO, cantando e encantando com "Deixa-me Sonhar (só mais uma vez)".


No dia 1 de Outubro, dia da Comemoração Oficial dos 20 anos da EPO, vai ser hasteada a Bandeira Verde na Escola, renovando desta forma o compromisso de manter a dinâmica do Programa Eco Escola em torno da sensibilização para as questões ambientais.

Agora está nas nossas mãos ajudar a EPO a manter a qualidade de Eco Escola. Não a vamos desiludir, certo??
A Escola agradece... e o ambiente também!



Margarida Rodrigues
A Coordenadora do Programa Eco Escola na EPO

28/09/10

Assinatura do Protocolo entre VEROUREM e INSIGNARE

Dia 27 de Setembro foi assinado um protocolo entre a INSIGNARE e a VEROURÉM, com vista à cedência da exploração da Cozinha Central, instalada no edifício do antigo Seminário dos Monfortinos e que fornece as refeições escolares aos alunos do Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico.
A INSIGNARE, entidade que tutela a Escola de Hotelaria de Fátima e cuja sede se encontra instalada no próprio edifício do antigo Seminário, vê com este protocolo a oportunidade de complementar a aprendizagem dos seus alunos da Área de Hotelaria, nomeadamente dos cursos profissionais de cozinha e pastelaria.
Assim sendo, a INSIGNARE dispõe, ao mesmo tempo, das condições e equipamentos necessários ao desenvolvimento das aulas práticas dos seus alunos, bem como do Know-how e meios necessários ao bom funcionamento da referida Cozinha Central. Para além das 120 000 refeições anuais, os alunos de Hotelaria vão ainda assegurar fornecimento das refeições a servir nas cantinas das duas escolas, EPO e EHF.

Comemoração dos 20 anos de Ensino Profissional em Ourém

No próximo dia 1 de Outubro, a INSIGNARE irá comemorar “20 anos do Ensino Profissional em Ourém” com uma grande cerimónia que reunirá, no Centro de Negócios de Ourém, cerca de 1000 pessoas entre actuais alunos, alunos finalistas, professores e funcionários, antigos colaboradores, empresas parceiras, entidades, membros actuais e antigos dos órgãos sociais e amigos.

27/09/10

XIV Edição do Concurso de Ideias – ANJE


Este ano vai realizar-se a XIV Edição do Concurso de Ideias promovido pela ANJE, Associação de Novos Empresários – Academia de Ideias, no qual a Escola Profissional de Ourém irá participar. Este concurso tem como objectivo motivar os jovens a desenvolver ideias de negócio inovadoras e reconhecer a criatividade dos mais novos.
O Concurso de Ideias premeia a criatividade empresarial e apoia as melhores ideias de negócio para que estas se traduzam em projectos viáveis. Este concurso está aberto às comunidades escolares de Norte a Sul do país. As ideias de negócio apresentadas pelos estudantes são submetidas a um júri, a quem caberá seleccionar a melhor candidatura de cada escola. E premiar a Melhor Ideia de Negócio!
Participem! É simples, basta passar a ideia para o papel, recorrendo a um formulário próprio. A responsável pelo concurso na Escola é a Dra. Ana Regina Pinho :)
O prazo de entrega das Candidatura nas nossas Escolas é até dia 19 de Novembro de 2010!
Boas Ideias e Bons Negócios!

21/09/10

ANJE, um parceiro empreendedor


Em representação da EPO e da EHF, tivemos a oportunidade de assistir à sessão de apresentação da 14ª Edição do Concurso Nacional de Ideias, promovido pela ANJE.
Para além da apresentação do concurso, no qual habitualmente participamos, foi também apresentada toda a dinâmica da Associação Nacional de Jovens Empresários, assim como os testemunhos dos professores empreendedores que ao longo dos anos têm dinamizado estas iniciativas nas suas escolas.
A temática do empreendedorismo está cada vez mais a ser desenvolvida nas escolas e é cada vez maior a preocupação de introduzir nos currículos escolares, nos diversos ciclos formativos, actividades que despoletem nos nossos jovens a vontade de ir mais além.
Parceiros como a ANJE, são fundamentais para desenvolver acções que promovam, apoiem e dinamizem este caminho.
É fundamental que se crie no nosso país, massa crítica e inovadora que acredite em ideias novas, que as transforme em projectos e que os consigam encaminhar no sentido de mostrar que é possível fazer diferente e melhor.
Ser empreendedor é caminhar atrás de um objectivo, é não ter medo de realizar sonhos. A investigação e o desenvolvimento de novos conceitos, por si, não são características do empreendedorismo, é necessário decidir e avançar com a implementação dos mesmos, criar empresas e negócios. Também se aprende com o insucesso. Sem risco nada de faz.
A ANJE tem um conjunto de dezanove iniciativas de apoio ao empreendedor. A Academia de Empreendedores tem quatro níveis de intervenção:
Sensibilização: Visitas de Estudo; Road Show; BEEP (Bolsa de Estudantes de Elevado Potencial); Conferências Práticas;
Criação de Empresas: Concurso de Ideias; Centro de Ideias; Prémio do Jovem Empreendedor; Escola de Empreendedores;
Expansão de Empresas: Rede Nacional de Consultores; Negócios à Mesa; Feira do Empreendedor; Jovens Promessas;
Informativo: WebSite; NewsLetter; Guias Práticos Sectoriais; Cartões Temáticos; CD - Guia do Empreendedor;
A ANJE pretende despertar o interesse pela temática, motivar, desafiar e premiar a criação de negócios, apoiar as empresas criadas e ter um suporte de informação e legislação actualizada de apoio aos jovens empresários.
Em breve, vamos divulgar junto dos alunos esta nova edição do concurso, esperando que apareçam muitas ideias inovadoras que nos façam descobrir os nossos alunos empreendedores….
Professoras Ana Pinho e Célia Vieira

20/09/10

Dia das Bandeiras Verdes 2010 – Galardão Eco-Escolas


Esta semana, dia 24 de Setembro comemora-se o Dia das Bandeiras Verdes 2010 – Galardão Eco-Escolas. Trata-se de uma iniciativa da Organização da Associação Bandeira Azul da Europa e da Secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education, com o apoio do Município de Ourém, em parceria com a SIMLIS. Assim sendo, as actividades para as escolas terão início no Parque Linear de Ourém, a partir das 09h30.
Pelas 11.00h, Segue-se uma conferência de imprensa subordinada ao tema “balanço e futuro das Eco-Escolas; a entrega dos certificados aos municípios parceiros Eco-Escolas e a entrega dos prémios dos concursos 2009/10 às escolas. Por fim, pelas 14.00h prevê-se a Cerimónia do Galardão Eco-Escolas 2010”, uma Bandeira que simboliza o reconhecimento de boas práticas de Educação Ambiental ao longo do ano lectivo. De realçar que a Escola Profissional de Ourém é uma das escolas galardoadas!

17/09/10

ILHA DO PRÍNCIPE – Potencialidades em debate


No âmbito da deslocação oficial a Portugal do Presidente do Governo Regional do Príncipe, Eng. José Cassandra, e aproveitando a sua visita a Ourém, o Município dinamizará no próximo dia 22 de Setembro, pelas 18h00, no Salão Nobre do Centro de Negócios de Ourém, uma sessão subordinada ao tema “ILHA DO PRÍNCIPE– Potencialidades de Desenvolvimento e Investimento”.

Esta sessão é dirigida principalmente aos empresários do Município e tem como principal objectivo apresentar as oportunidades de negócio ao nível da agricultura, comércio e turismo da Região Autónoma do Príncipe.

“ILHA DO PRÍNCIPE – Potencialidades de Desenvolvimento e Investimento”
22 de Setembro 2010 pelas 18h00
Local: Salão Nobre do Centro de Negócios de Ourém

PROGRAMA

Moderador: Dr. Sérgio Fernandes (INSIGNARE)
18h00 – Abertura da Sessão pelo Sr. Presidente do Município de Ourém - Dr. Paulo Fonseca
18h10 – Breve caracterização da Ilha do Príncipe ao nível sócio-económico - Dr. Sérgio Fernandes
18h30 - “ILHA DO PRÍNCIPE – Potencialidades de Desenvolvimento e Investimento” - Presidente do Governo Regional do Príncipe – Eng. José Cassandra
18h50 – Debate / Participação do público
- Encerramento

16/09/10

Crónicas sem Título, por José Ribeiro Vieira


“ Mariano Gago, actual ministro da Ciência e do Ensino Superior foi o melhor aluno do meu curso e um dos melhores de sempre do Técnico. O actual ministro tinha notas excelentes não porque estudasse muito, mas porque percebia o que os professores diziam nas aulas, mesmo quando a matéria era mais difícil e complexa. Por vezes, só ele e um ou outro mais dotado é que entendia. O problema dos alunos de então, como os de hoje, será exactamente o de falta de compreensão do que os professores fazem por ensinar, nas aulas. Ou porque não estão preparados para compreender a conexão entre as matérias por falta de estudo, ou porque estão desconcentrados ou distraídos, esperando ansiosamente que cada aula chegue ao fim. E isto é tanto mais assim quando se trata de disciplinas como são a matemática e a física. É preciso compreender o que se estuda. A este propósito lembro-me de uma história do tempo em que dava explicações de matemática a alunos do então 7º ano, agora 11º, que antecedia a entrada na Universidade.
O meu primeiro aluno, o Cândido, dispunha de pouco tempo para estudar; percebendo, porém, bem o que se lhe explicava. Quando chegou a altura de fazer exame conseguiu ir à oral. Nessa altura era assim! Apareceu-me entretanto muito desanimado porque, o professor que o ia interrogar era conhecido, no então Liceu de Oeiras, por chumbar muitos alunos. Gritava até com os examinados, quando não percebiam o que diziam. Lembrei-me então, de que nesse Liceu estava um “célebre” professor que o tinha sido também no Liceu de Leiria, o Dr. José Júlio. Fui confirmar, encontrando-o num corredor desse Liceu. Ao que eu disse, recordava-se ainda de mim. Lá lhe contei que tinha um aluno para fazer exame com ele, mas que a esperança que tinha de passar era pouca pois, ao que se dizia, a fama que tinha em Leiria continuava a existir em Oeiras! Ficou zangado e disse-me que só chumbava os que não percebiam o pouco que sabiam, pedindo-me para ir assistir a uns exames orais no sentido de entender porque perdia ele a paciência com os alunos, chumbando alguns.
Lá fui. Tinha razão, em parte, o Dr. José Júlio. A maioria não percebia o que dizia ou escrevia. O Cândido passou e até bem. O professor deu-me os parabéns, que endossei ao aluno. Mais do que “saber de cor”é, de facto, preciso compreender. Na matemática, na física, como em tantas outras matérias, disciplinas e coisas, diz-se não só o que se não sabe, como principalmente o que não se compreende. Porque para compreender é preciso estudar e até mesmo reflectir. Sem pressa. Estudar não é decorar ou “marrar”, como se diz na gíria. É principalmente apreender e entender, resistindo a virar páginas sem ter percebido as anteriores.
Este texto é um pequeno contributo, uma história para os alunos e talvez para pais e professores, que vão agora começar um novo ano. Nunca mais encontrei o Cândido…"

In Jornal de Leiria
Edição 1365 - 09 de Setembro de 2010

14/09/10

Campanha Pontos nos I's


Comemoram-se, no próximo ano lectivo, os vinte anos de existência da Escola Profissional de Ourém e, neste momento tão especial, não podemos deixar de pensar em todos aqueles que pertenceram a esta Família. Muitos são os casos de alunos que, tendo obtido a sua qualificação escolar e profissional na nossa Escola, são casos de sucesso que nos enchem de orgulho!
Concede-nos o desejo de te incluir neste grupo! Para isso, preparámos, neste ano festivo, a campanha “Vem pôr os pontos nos i’s!”, uma oportunidade privilegiada de concluires o teu curso, aproveitando um conjunto de condições especiais que idealizámos para ti e que te possibilitarão obter, para além de uma certificação escolar, uma certificação profissional. (consultar anexo)
Acresce salientar que, de acordo com o Decreto-lei 85/2009, de 27 de Agosto de 2009, a escolaridade obrigatória passou do 9º para o 12º ano, sendo esta mais uma razão de peso para que não deixes de agarrar esta oportunidade.
Uma vez que o sucesso de todos os nossos alunos é o espelho do sucesso da nossa Escola, reafirmamos a nossa vontade de contribuir para o teu êxito, apoiando-te nesta etapa cujo desfecho gostaríamos que fosse tão festivo como o momento que comemoramos!


Condições:

1. Para solicitar informação sobre os módulos em atraso e respectiva designação, poderás utilizar o seguinte e-mail: gap2@insignare.pt (Ourém).

2. Deverás efectuar esta matrícula extraordinária (gratuita) até ao final do mês de Outubro de 2010, no site www.insignare.pt , através do preenchimento do formulário aí disponibilizado para o efeito. Podes Também seguir o link:
http://www.insignare.pt/217/campanha-pontos-nos-is

3. Após a realização desta matrícula, deverás inscrever-te em todos os exames (gratuitos) a realizar durante esta campanha.

4. Existem quatro momentos de avaliação extraordinária: Dezembro de 2010, Março de 2011, Abril de 2011 e Julho de 2011, em horário laboral ou pós-laboral, de acordo com a tua disponibilidade.

5. Esta matrícula extraordinária pressupõe a ausência de situações de dívida para com a Escola.

Escola de Hotelaria de Fátima recebe Menção Honrosa


Concurso da Morcela de Arroz

A Escola de Hotelaria de Fátima (EHF)recebeu uma Menção Honrosa pela sua participação no Concurso de Mostra de Morcela de Arroz dinamizado no âmbito do XVIII Festival Regional de Gastronomia de Leiria.
Para este concurso, organizado pelo Turismo de Leiria-Fátima, pela Junta de Freguesia de Leiria e pela APMALEI (Associação de Produtores de Morcela de Arroz de Leiria) a EHF apresentou, para degustação, Morcela Estaladiça Sobre Açorda de Fumeiro e Poejo, sugestão do Chefe Yannick Génard, um dos formadores da área técnica de Cozinha desta Escola.
A iguaria apresentada conferiu à Escola de Hotelaria de Fátima uma Menção Honrosa pela capacidade de conjugar na perfeição novos sabores – canela e poejo – com o sabor tradicional da Morcela de Arroz.

13/09/10

Prevenir a violência nas Escolas

A participação no Fórum Prevenir a Violência nas Escolas (ESTG de Leiria, 10 de Setembro) foi interesssante sobretudo pela diversidade e representatividade dos convidados, que em meu entender foi fundamental pois a questão da violência não é uma questão localizada nas Escolas apenas, nem as suas origens se centram (na maioria das vezes) aí.
Com a presença da Presidente da ADLEI, do Presidente da CML, do Vice-Presidente do IPL, uma Professora da Escola Correia Mateus (Leiria), o Director da Escola Calazans Duarte (Marinha Grande), o Subcomissário da PSP responsável pelo programa Escola Segura em Leiria, a Directora Geral de Reinserção Social, o Director do Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem da Batalha, representantes da CPCJ (Leiria), da Federação das Associações de Pais e uma psicóloga da Escola Domingos Sequeira (Leiria), o resultado só poderia ser uma partilha de experiências e uma diversidade de perspectivas que enriquece!
Gostaria pois de partilhar uma selecção de ideias que foram transmitidas e que, na minha opinião, focam questões importantes para reflectirmos acerca desta realidade e da nossa possível intervenção nela:

A maior parte das situações de violência ocorre fora das salas de aula.

Director da Escola Calazans Duarte

Temos (em Portugal) boas leis, bons técnicos, não sabemos gerir, não sabemos prevenir, só reagimos reactivamente. (...)
É um problema de educação para os valores, é necessário que saibamos quais são os nossos direitos e deveres.
Directora Geral de Reinserção Social

É importante chamar as coisas pelos nomes, definir claramente o que se aceita e o que não se aceita (em termos de comportamento) e não subestimar a educação pelo exemplo. (...)
Os pais aprendem a ser pais com os filhos e vice-versa, é importante ouvi-los.
Representante da Federação das Associações de Pais

Deixo então aqui o mote para possíveis reflexões e comentários…

Sofia Ferreira
Unidade de Educação para a Saúde
Unidade de Estudos e Inserção Profissional

03/09/10

SEXO TÂNTRICO, a arte do prazer...








Mystic Love

Olá,
Este tema do sexo tântrico sempre me fascinou, talvez porque que há ainda tanta coisa por descobrir ao nível da sexualidade humana. Também é verdade que tenho uma certa curiosidade sobre o assunto, sei que pelo menos o meu ídolo musical, o músico Sting, antigo vocalista dos Police, e uma referência inquestionável não só ao nível da música internacional mas como intervencionista, é um conhecido praticante do sexo tântrico, pai de 20 filhos e marido de Trudy Styler há uns 122 anos, mantém, para além de um brutal castelo, uma forma física e um espírito invejável sem qualquer dieta…interessante… (Gosto disto!)

Então, de acordo com a pesquisa, descobri que a palavra "tantra" é composta por duas raízes acústicas: "tan" e "tra". "Tan" significa expansão e "Tra" libertação. O Tantra tem como objectivo despertar a energia “Kundalini”, que é a energia vital que dá movimento à vida e consequentemente todos os processos energéticos, emocionais, mentais e fisiológicos dos indivíduos. O sexo, é assim encarado de uma forma sagrada e espiritual. O Tantra, nome dado às escrituras fundamentadas na tradição oral do povo drávida, que habitou há cerca de cinco mil anos a região onde hoje fica a Índia, é uma filosofia comportamental, que se baseia em três princípios: a importância da mulher, dos sentidos e a total descontracção. (5 mil anos é muita experiência meus amigos…)
No entanto, os seus seguidores e praticantes consideram irónico e paradoxal que justamente numa época em que se vive um clima de liberdade sexual sem precedentes na história da humanidade, o sexo de uma forma geral está a ser praticante mecanizado e desfigurado em relação à sua origem sagrada. De acordo com a crítica, viver momentos de êxtase prolongado com descontracção, momentos de paz nos braços da pessoa amada ou é coisa do passado ou no mínimo ocorre de maneira fugaz, sem profundidade, sem magia, excessivamente fácil. Os beijos e as carícias banalizaram-se tanto nos dias de hoje que quase não transmitem ou produzem emoções. (Isto hoje é só chochos para cá, esparguete para lá, enfim, sem romantismo nenhum, chamam-lhe curtes, ou curtas!)
Sob o ponto de vista da sexualidade, o Tantra apregoa, entre outras coisas, explorar ao máximo os sentidos e não se reprimir. Na prática, significa que uma relação sexual plena e satisfatória para ambos os parceiros não deve ser restringida a rápidos 15 minutos. Ao contrário, quem segue a filosofia tântrica não tem pressa. (Eu agora ia dizer uma coisa em relação aos 15 minutos, mas abstenho-me sob pena de ser incorrecta com os actores de filmes pornográficos…)
O contacto físico no tantra transforma-se num ritual e abusa dos preliminares, que podem levar horas e ajudam a diminuir a ansiedade. Para os tantras, se não houver tempo, a relação nem se inicia.
A mulher, que é considerada divindade por ter a capacidade de gerar filhos, deve ficar preferencialmente sobre o parceiro, durante a relação. Isto porque, ainda que outras alternativas sejam usadas, o ideal segundo os tântricos é que ela possua e não que seja possuída.
"O sexo começa pela intenção, passa pelo olhar, continua com uma palavra, segue com toques, beijos e carícias. A penetração é só o desfecho de um contacto cheio de carinho, adoração e respeito", diz o mestre De Rose, presidente da Confederação Nacional e da União Internacional de Yoga, que ensina técnicas de tantra.
A emoção que invade o coração do homem e da mulher é de importância vital para o êxito do relacionamento tântrico. Mas a grande descoberta desta filosofia é a retenção do orgasmo. Esta prática, - realizada pelo homem e pela mulher – é denominada “maithuna” e o seu objectivo é atingir o hiper-orgasmo. De acordo com os entendidos, quem pratica o “maithuna” aumenta a potência sexual, não gasta energia com o orgasmo e canaliza-a para outras actividades, tendo mais disposição e criatividade. (Compreendem agora o Sting?) Mesmo quem não pretenda tornar-se um praticante do maithuna, que exige grande disciplina e força de vontade, pode aprender a melhorar e prolongar o seu prazer sexual com alguns dos ensinamentos do tantrismo.
Algumas recomendações para uma noite tantra…
A sabedoria tântrica recomenda que, nos momentos iniciais, os parceiros se concentrem na afinidade e no amor que sentem um pelo outro, visualizando através da imaginação a deliciosa união das suas almas e corpos.
O local onde a prática se realizará deve ser agradável, limpo, discretamente decorado e apresentar um sentimento estético equilibrado. Luzes, música tantra, incensos, óleos aromáticos para massagens, pão, queijo, vinho e frutas, também podem ser utilizados para estimular o prazer sensorial.
Os preliminares amorosos são de vital importância para o bom desempenho do amor tântrico. As carícias preparatórias devem ser prolongadas e acompanhadas de inspiradas palavras de amor. Os gestos, suaves e tranquilos. O homem deve ser carinhoso e aguardar com infinita paciência o início da conexão sexual.
O acto sexual tântrico deve ser uma sinfonia que liberte a alma e gratifique os sentidos mutuamente. Os parceiros compartilham todos os momentos da magia do prelúdio ao êxtase, numa simbiose de energias, sentimentos, pensamentos e aspirações.
O tempo de duração da prática vai depender das circunstâncias e da natureza, sensibilidade e afinidade dos parceiros. (Ah pois é...)
A arte do amor tântrico dignifica e enobrece o ser humano propiciando seu retorno à inocência original, fazendo renascer os mais puros sentimentos de amor e sonho de ascensão espiritual.”
Para saberes mais sobre o assunto:
Hiper orgasmo-uma via tântrica,Mestre De Rose-Editora Martin
Claret-Tantra-A chave para o poder e o prazer sexuais,Ashley Thirleby-Editora Francisco Alves
Tantra Arte e Refinamento do Amor, Cláudio Carone-Editora Sol Nascente

Tudo de Bom :))
Sandra Monteiro
Unidade de Educação para a Saúde

02/09/10

Escola de Hotelaria de Fátima no Festival de Gastronomia de Leiria


De 4 a 12 de Setembro, a Escola de Hotelaria de Fátima, irá participar no XVIII Festival Regional de Gastronomia de Leiria, uma organização conjunta do Turismo de Leiria-Fátima e da Câmara Municipal de Leiria.
Instalada no Marachão, (nas traseiras da Rodoviária) a Escola de Hotelaria de Fátima tem preparado um conjunto variado de pratos regionais a serem elaborados e servidos, ao longo da semana, pelos alunos de hotelaria. Do menu constam pratos como Bacalhau Grelhado com Batata a Murro, Massinhas de Peixe do Mar da Nossa Costa, Medalhões de Porco com Castanhas, Naco de Vitela com Couve Braseada e Arroz de Pato com Enchidos. Como sobremesas, aqueles que visitarem a tasquinha desta Escola poderão deliciar-se com Pudim de Ginja à Conde de Ourém, Arroz Doce, Manjar do Conde ou Creme Brüle. Não esquecendo as entradas, estarão disponíveis Mexilhão Vinagrette, Maçã Confitada com Morcela, Ovos Mexidos com Farinheira, Azeitonas Temperadas, Saladinha da Quinta e Queijinhos de Azeite.
Este ano, e pela primeira vez, a EHF irá ter disponível um prato vegetariano e um menu especial para as crianças.
Nos dias 4 e 5 de Setembro, a Escola de Hotelaria de Fátima irá possibilitar a degustação de Cozinha de Autor elaborada pelo Chef Ricardo Raimundo que iniciou o seu percurso profissional nesta Escola, tendo depois prosseguido estudos na Escola Superior de Hotelaria do Estoril onde realizou o Curso de Produção Alimentar em Restauração. Para além de uma significativa experiência em diversas unidades de restauração e de uma constante preocupação ao nível do seu aperfeiçoamento técnico, o Chef Ricardo Raimundo é hoje docente da área de cozinha na Escola de Hotelaria de Fátima.
Nestes dois dias, o Chef Ricardo propõe-nos como entradas: Farinheira à Brás e Broa de Milho Perfumada de Canela, Salada de Polvo e a Compota de Três Pimentos, Chamuça de Pato sobre Maçãs de Alcobaça; como sopa: Creme de Bacalhau e suas Lascas; como prato de peixe: Rebuçados de Peixe da nossa Costa, Gratinado de Batata e Emulsão de Mexilhão; como prato de carne: Medalhões de Porco em Crosta de Queijo de Porto de Mós, Risotto de Cogumelos Selvagens e Verdes; e como sobremesas: Pudim de Castanhas Perfumado com Ginja de Ourém sobre Coulis de Frutos Silvestres e Gelado de Baunilha, Leite Creme Queimado e Gelado de Caramelo, Salada de Frutas com Gelado de Morango.
Com um ambiente requintado e um serviço de excelência, a Escola de Hotelaria de Fátima espera por si para lhe proporcionar um serão muito agradável.

01/09/10

Consulta Ginecológica

Porque não aproveitar os últimos dias de férias para ir a uma consulta ginecológica?

Frequentemente, esta consulta provoca muita ansiedade e receio e é evitada, adiada… mas é muito importante para a saúde e vida da mulher e é confidencial!

Vamos então procurar saber um pouco mais…

Quando se deve ir?
Quando se pretende saber se está tudo bem com a saúde a nível sexual;
Quando se decide iniciar a actividade sexual (para prevenção de infecções/doenças; aconselhamento acerca do método contraceptivo mais adequado e cuidados de saúde a ter) e anualmente, a partir daí;
Quando há alterações na menstruação, na palpação das mamas (por exemplo, nódulos), nas secreções vaginais e nas zonas genitais (por exemplo: ardor, vermelhidão);
Quando há alterações físicas que indicam o surgimento da menopausa.

Como é?
O/a médico/a interroga sobre a saúde e a actividade sexual (por exemplo: doenças/alergias da mulher ou da família, quando surgiu a menstrução, em que dia iniciou o último período, quando iniciou a vida sexual, que método contraceptivo utiliza);
O/a médico/a faz observação e palpação das mamas e observação da vulva para identificar se está tudo bem ou há algo estranho;
O/a médico/a faz uma citologia e palpação vaginal (a quem já manteve relações sexuais): para a realização da citologia, o/a médico/a utiliza um instrumento para separar as paredes vaginais (o que não causa dor pois as paredes da vagina têm elasticidade) e assim poder observar e retirar algumas células que serão analisadas;
a palpação vaginal faz-se introduzindo os dedos na vagina e fazendo pressão no abdómen, de modo a avaliar a normalidade do útero e dos ovários.

Se a mulher estiver ansiosa e contrair os músculos da vagina, sentir-se-á mais desconfortável durante este exame. Para o evitar pode ir à consulta acompanhada por alguém com quem se sinta á-vontade, pode ir falando com o médico sobre os receios e dúvidas e o próprio exame.

Onde e como marcar?
Nos Gabinetes de Saúde Juvenil (ver post anterior);
No Centro de Saúde, se existir consulta de planeamento familiar ou consulta juvenil;
Com um/a ginecologista (por exemplo, recomendado por alguém conhecido);
Através da Unidade de Educação Sexual da Escola, serás encaminhada directamente para a pessoa responsável nos Centros de Saúde de Ourém e Fátima. (Contactos: iap@insignare.pt; ues@insignare.pt; página do Facebook de Sofia Ferreira ou Sandra Monteiro; tel. 249 540 390).

Sofia Ferreira
Unidade de Educação Sexual