15/06/10

Programa Eco Escolas na EPO: os dados estão lançados!

Hoje, dia 15 de Junho de 2010, realizou-se o terceiro e último Conselho Eco Escolas 2009/2010 na nossa escola. Estiveram reunidos quase todos os eco parceiros com o objectivo principal de aprovar o Eco Código da Epo e o Relatório de Candidatura ao Galardão Bandeira Verde.







O primeiro documento consiste num conjunto de príncipios que os alunos elaboram e se obrigam a cumprir. Esses mandamentos dizem respeito a acções concretas, perfeitamente exequíveis no dia a dia de cada um ( por exemplo: "Para o ambiente proteger, não deixes a água a correr").



O Relatório de Candidatura ao Galardão Bandeira Verde é um documento com alguma extensão, com uma estrutura que obedece a uma lógica de pergunta/resposta (conforme proposta da ABAE), onde que se expõe e explica com detalhe todo o desenrolar do Programa Eco Escolas na nossa escola, desde a descrição do público alvo à avaliação e monitorização dos comportamentos ambientais dos alunos em especial e da comunidade escolar em geral ao longo do ano lectivo; desde a apresentação do plano de acção até a descrição e documentação de todas as actividades realizadas no sentido de dar cumprimento ao mesmo; desde a indicação e demonstração de todos os meios utilizados para divulgar os eco comportamentos, quer internos quer externos à escola (site da epo, site do eco escolas na epo, facebook, notícias nos jornais da região...), até à apresentação do Eco Código da escola.
Com a elaboração deste documento final, pretendemos mostrar à ABAE (Associação de Bandeira Azul da Europa) que somos merecedores do Galardão Bandeira Verde.
Agora com todos os documentos formalmente aprovados, os dados estão lançados e durante o próximo mês de Agosto ficaremos a saber se somos, de facto, uma ECO ESCOLA.

Como coordenadora deste programa na EPO, resta-me agradecer a todos quantos comigo colaboraram na implementação deste eco projecto na nossa escola.
Estou certa que, mantendo-nos neste caminho que começámos agora a percorrer, faremos de facto a diferença no que toca à protecção do ambiente!


Termino citando um provérbio africano:
"Trata bem da Terra. Ela não te foi doada pelos teus pais, ela foi-te emprestada pelos teus filhos"




Margarida Rodrigues
(Coordenadora do Programa Eco Escolas na EPO)

Sem comentários:

Enviar um comentário