30/06/10

"Finalíssima" do Torneio de Futsal

Realizou-se no dia 23 de Junho de 2010, pelas 16h30, no pavilhão do CEF, a “finalíssima” do Torneio de futsal EPO e EHF 2010. Estiveram em campo as turmas CC08 (vencedora do Torneio de futsal EPO) e RB08 (vencedora do Torneio de futsal EHF).
Foi um jogo de grandes emoções, muito bem disputado, e em que foi possível ver-se uma boa qualidade técnica em ambas as equipas. Começou melhor a turma RB08, que ao intervalo vencia por 1 - 0. No segundo tempo a turma CC08 igualou o marcador (1 – 1), levando o jogo a prolongamento, onde viria a garantir o triunfo, após marcar por mais duas vezes. O resultado final foi CC08 3 – 1 RB08.

Parabens aos vencedores, e a todas as equipas participantes!


Os professores de Educação Física:

Bruno Batista e Carlos Gonçalves

27/06/10

Um momento mágico...

Palavras para quê?

"O homem é o único ser que, ao nascer, nu sobre a terra nua, é abandonado ao vagido e ao pranto; e nenhum animal é mais propenso às lágrimas do que ele, desde o início da vida. Plínio"

Unidade de Educação Sexual

Sandra Monteiro

24/06/10

INSIGNARE adere à Rede de Escolas DECOJovem

INSIGNARE adere à rede DecoJvem através de assinatura de protocolo no passado dia 31 de Maio.

A Rede de Escolas DECOJovem visa a criação de núcleos juvenis de educação e defesa dos consumidores dinamizados pelos estabelecimentos de ensino aderentes sob o patrocínio e enquadramento técnico e institucional da DECO.

Pretende-se com a adesão da INSIGNARE a esta Rede estimular a acção dos jovens que frequentam quer a Escola Profissional de Ourém, quer a Escola de Hotelaria de Fátima no âmbito da promoção dos direitos e deveres dos consumidores, fomentar acções e iniciativas na área da educação para o consumo que dentro da comunidade escolar e direccionadas para a comunidade envolvente.

Nesta parceria a DECO assume o papel de entidade patrocinadora, formadora, avaliadora e co-avaliadora colaborando com as iniciativas desenvolvidas pelas Escolas, podendo ainda propor ou dinamizar outras actividades.

No seguimento da adesão da INSIGNARE à Rede de Escolas DECOJovem, no próximo ano lectivo para além das muitas actividades já desenvolvidas e projectos nos quais fomos participando, podemos esperar ainda actividades focalizadas na protecção do consumidor.

VIDAS QUE TOCÁMOS

Candidatar-se online... Sê criativo! Sê tu mesmo!


A maneira tradicional de se candidatar não é suficientemente rápida para ti? Candidatar-se online é rápido, fácil e transmite desde logo a ideia que és uma pessoa actualizada

Uma cyber-candidatura não é muito diferente da carta de candidatura e do CV clássico. Mas são as pequenas coisas que fazem a diferença e, como cyber-candidato, tens ainda muitas possibilidades de redigir um CV criativo.

NOTA BEM: As vantagens

Candidatar-se não é divertido. É preciso percorrer incontáveis ofertas de emprego, escrever e rescrever a carta de candidatura, compor o CV, procurar selos, ir aos correios e, finalmente, esperar pela reacção. O procedimento pela Internet fica muito menos complicado.

NOTA BEM: Ofertas de emprego

Quase todas as empresas que têm uma página na Internet, têm uma área de candidaturas através da qual os utilizadores podem enviar o seu CV a essa mesma empresa. Assim, são muitas as oportunidades de encontrar emprego através da Internet!

NOTA BEM: A Internet ao teu alcance

A maioria das pessoas têm computador e muitas ligações à Internet são grátis. Além disso, há locais públicos onde se pode consultar a Internet, o caso dos cyber-cafés e de algumas bibliotecas.

NOTA BEM: A Internet é fácil

Podes procurar um novo emprego confortavelmente sentado à secretária, sem selos, papel de carta, envelopes, idas aos correios e enviar naquele instante o teu CV e a carta com um único clique do rato.


NOTA BEM: A Internet é rápida

A tua carta de candidatura chega ao destino num piscar de olhos. Já não é precisas ficar sem saber se a carta chegou, e estás a dar à outra parte a possibilidade de reagir com a mesma velocidade.


NOTA BEM: Podes ainda enviar o teu currículo de uma forma criativa, realizando uma apresentação em PowerPoint ou através de um vídeo realizado por ti. Está a ser muito utilizado nos Estados Unidos e na Europa e ainda torna mais personalizado a tua apresentação….

Tudo, à distância de um click :D


Unidade de Inserção Profissional

Sandra Monteiro

23/06/10

Programa Eco Escolas: entrega dos resíduos recicláveis recolhidos na EPO

Dando cumprimento ao plano de acção do Programa Eco Escolas na EPO, foram hoje entregues 53 kg de cápsulas de café no ponto de recolha da Nesoresso, na Worten do retail parque de Torres Novas









Também entregámos 26 kg de rolhas de cortiça no Modelo de Ourém, no âmbito da participação da EPO num projecto da Quercus, intitulado Green Cork .


Ficam aqui algumas fotos da actividade, que contou com a preciosa colaboração da Daniela e do Raúl da turm GEOI08 e do Micael de CC08.
Sem todos quantos participaram de alguma forma nesta recolha, não teria sido possível esta actividade nem estes resultados bastante positivos. A todos o nosso muito obrigado.
Todos desenvolvemos pequenas acções que fazem toda a diferença no que toca à protecção do ambiente, e este agradece!

Margarida Rodrigues

(Coordenadora do Programa Eco Escola na EPO)


Cinco amigos vão juntos à caça. A sua pontaria é muito diferente. O primeiro acerta uma vez em seis, o segundo duas vezes em seis, etc., o quinto cinco vezes em seis.
Uma lebre passa num campo ao alcance das cinco armas. Se os caçadores atirarem todos ao mesmo tempo, qual é o risco que a lebre corre de morrer, ou seja, de ser apanhada, pelo menos, por um dos caçadores?

Para participar:

A resposta deve ser enviada para um dos seguintes e-mails:



22/06/10

Criminalidade Informática


As turmas do 1º ano de Gestão e 2º ano de Gestão de Equipamentos Informáticos, tiveram a oportunidade de no dia 22 de Junho, contar com a visita do sub-comissário Bruno Soares do Comando Distrital de Leiria. A sessão, organizada pelo Coordenador de Curso de Gestão de Equipamentos Informáticos, José Carlos Alves, prendeu-se com o alerta para uma nova e recente forma de crime, o crime informático.
A internet traz-nos muitas possibilidades, como sabemos, desde novas formas de trabalhar, aprender, brincar, interagir e comunicar; pesquisamos informação, enviamos mensagens, efectuamos operações comercias, etc. Tornou-se um meio indispensável para qualquer cidadão, mas não podemos esquecer que há riscos associados, dos quais devemos ter consciência e seria seguramente errado deixar de os utilizar com receio das consequências.
A segurança do computador é um dos primeiros passos: manter o sistema operativo e aplicações de software actualizados, possuir uma aplicação antivírus instalada e actualizada, efectuar cópias de segurança regularmente, escolher códigos de acesso fortes e seguros, bem como, alterá-los periodicamente.
Os perigos são vários e para cada qual há medidas e atitudes de prevenção. Cada vez mais a nossa atitude deve ser de atenção, precaução e de respeito, tanto como forma de nos protegermos como de não invadirmos e prejudicarmos o espaço do outro.
Os Blogues, Vírus, Redes Sociais Virtuais, Chat e Im´s, Peer-to-Peer, Correio Electrónico, Cyberbulling, Phishing, Burla, são alguns dos meios e formas de perseguição, de invasão, de descriminação, de incentivo à prática de crimes, de manipulação de opiniões e imagens.
Sessão esclarecedora, que contou com a participação dos alunos, curiosos e utilizadores no meio informático. Seguros dos perigos existentes é uma forma de prevenção, conhecedores dos direitos e deveres é uma forma de evitar ilegalidades.
O sub-comissário terminou a sua intervenção alertando e chamando à atenção que “ A Internet pode ser um vício. Há quem passe muitas horas à sua frente, esquecendo-se que lá fora há uma vida para viver!”

Fátima Lucas

ALUNOS DA EPO COM CONDIÇÕES DE ACESSO ESPECIAIS DE INGRESSO NO IPA


O Instituto Superior Autónomo de Estudos Politécnicos de Lisboa criou condições especiais de ingresso para os alunos da Escola Profissional de Ourém.

Essas condições são as seguintes:
- 10% Desconto na mensalidade
- Isenção de matrícula
- Bolsa de 1 ano de isenção de propinas para o melhor aluno de cada escola com média superior a 16 valores.
Informa-te em http://www.ipa.univ.pt/.

VIDAS QUE TOCÁMOS

18/06/10

Aulas de Orientação no Castelo de Ourém

Orientação serve para descobrir o caminho certo para um determinado lugar, algo que sempre preocupou o ser humano.
Esta capacidade é limitada, sendo necessário aprender a servimo-nos de processos facilitadores (sol, localização do mar, das árvores, etc). Tudo se torna dificil sem um ponto de referência.
A Orientação aplicada ao desporto surgiu na Suécia, em 1912, pelo líder escuteiro, o Major Killander. Em Portugal, a Orientação foi introduzida pelas Forças Armadas, nos anos 70.
Além da competição, a Orientação tem como preocupação o desenvolvimento pelo respeito da natureza, e pode dividir-se por especialidades: pedestre; BTT; esqui; cavalo; e canoa.
Numa prova de Orientação o atleta dispõe de um mapa da zona (onde estam desenhados diversos círculos que simbolizam os pontos que tem que encontrar), bússola e um cartão de controlo (onde certifica a passagem pelos pontos).
Quando o atleta encontra um ponto significa que encontrou uma "baliza" (composta pelas cores branco e laranja), e nessa baliza está colocado um alicate picotador, que o atleta utiliza para picotar o seu cartão de controlo, comprovando a sua passagem por aquele ponto.

No dia 8 de Junho de 2010, entre as 9h00 e as 16h30, as turmas dos 2.º anos da Escola Profissional de Ourém e Polo de Hotelaria e Turismo de Fátima, realizaram uma prova de Orientação no Castelo de Ourém, inserida no âmbito do módulo 9 da disciplina de Educação Física, "Actividades de Exploração da Natureza".
A actividade foi bastante positiva, motivando e possibilitando os alunos a praticarem desporto numa zona histórica e em espaço natural, tendo sido, sem dúvida, uma experiência a repetir nos próximos anos lectivos.


Os professores de Educação Física:
Bruno Batista e Carlos Gonçalves

Aula Com… Sensorial Design sobre a Criação da Imagem da Empresa


Samuel Ribeiro, da Sensorial Design, empresa de comunicação, fez uma apresentação aos alunos do 2º ano de Gestão sobre a criação da imagem de empresas.
A sessão, foi sempre acompanhada de imagens elucidativas e apelativas ao tópico apresentado que foi desenvolvendo o trabalho envolvido com a criação da imagem da empresa e toda a negociação com o cliente.
A principal preocupação de uma empresa é a procura da criação ou alteração da sua imagem.
A imagem não é só o seu logótipo mas toda a concepção e linha gráfica associada.
A primeira abordagem à empresa, começa com a identificação do problema e para tal quando é possível desenvolvem-se estudos de mercado associados para perceber a dinâmica da empresa, a sua adequação à realidade, se há ou não desgaste da imagem actual e saber qual a expectativa do cliente. É fundamental que o cliente perceba que a sua imagem é o conjunto de sinais de como os outros a vêem.
A empresa tem de definir o seu posicionamento, saber o que quer e para onde quer ir, o que faz e para quem. Evoluir, modernizar, mudar são palavras-chave na imagem actual das empresas. Definir estratégias e objectivos futuros é primordial para perceber o enquadramento económico e financeiro da empresa. Até onde poderá ir?
A empresa de comunicação tem de recolher informação da empresa cliente de forma a tornar a imagem mais expressiva e trocar impressões para ir ao encontro dos seus interesses. Depois segue-se o debate de ideias entre os criativos para criar um conceito que será esboçado e trabalhado várias vezes até ao produto final. Este resultado final tem de conciliar o conceito e a estética para se fazer um estudo de aplicabilidade, ou seja, perceber como implementar o que foi criado sem perder a coerência.
Depois, segue-se uma reunião de apresentação ao cliente para obter a sua aprovação explicando o porquê da solução e qual a visão pretendida. Se o conceito for aprovado, são definidas regras e normas de aplicação, criando balizas para não se perder a lógica com a qual foi concebida durante a sua utilização.
A apresentação, permitiu perceber a importância que o logotipo tem na imagem da empresa, mas também todos os outros sinais associados e o poder que têm para ajudar a crescer uma empresa com reconhecimento e prestígio.

Ana Pinho

17/06/10

Reformulação dos níveis de qualificação atribui nível IV ao Ensino Profissional

É já a partir do próximo ano lectivo que entra em vigor a alteração aos níveis de qualificação que distingue o ensino secundário via ensino do ensino secundário profissional, mantendo o primeiro o nível III e subindo para nível IV o segundo.

Efectivamente esta era uma situação que há muito se impunha, não se percebendo como é que alunos com formações diferentes poderiam ter o mesmo nível de qualificação. Efectivamente os alunos que eram portadores de um curso profissional, e que tinham uma qualificação profissional que os habilitava a exercer uma profissão (cursos de dupla certificação) encontravam-se ao mesmo nível que alunos saídos do ensino secundário via ensino que não apresentavam qualquer qualificação profissional e por isso nada preparados para uma integração no mercado de trabalho.

Esta é uma medida que vem valorizar os cursos profissionais e os alunos que frequentam este tipo de ensino na medida em que, finalmente, os destaca dos alunos que frequentaram o ensino secundário dito “tradicional”.


Para além desta alteração, a portaria que vem alterar o Quadro Nacional de Qualificações (portaria 782/2009 de 23/7) introduz 8 níveis de formação, onde antes só existiam 5, a saber:

- Nível I – 2.º ciclo do ensino básico completo (6.º ano);

- Nível II – 3.º ciclo do ensino básico completo (9.º ano);

- Nível III – ensino secundário completo (12.º ano);

- Nível IV – ensino secundário completo obtido por cursos de dupla certificação (onde se inclui o ensino profissional) ou ensino secundário vocacionado para prosseguimento de estudos de nível superior acrescido de estágio profissional com uma duração mínima de 6 meses;

- Nível V – Qualificação de nível pós-secundário não superior com créditos para prosseguimento de estudos de nível superior (Cursos de Especialização Tecnológica);

- Nível VI – Licenciatura;

- Nível VII – Mestrado;

- Nível VIII – Doutoramento.

16/06/10

Sessão Virtualização e Imagens 3D - Informática

No passado dia 16 de Junho realizou-se uma sessão sobre a virtualização e imagens 3d para os alunos do 2.º ano de informática. O orador foi o professor Alexandrino Gonçalves, foi feita uma exposição de vários projectos realizados pelos alunos da ESTG de Leiria, utilizando a virtualização e imagens 3d.
Além da importância destas temáticas, bastante importante para os alunos de informática, foi a possibilidade do agendamento da elaboração de um protocolo de colaboração entre a EPO e a ESTG no acompanhamento de alguns projectos finais de curso de informática.

Esta sessão começou pela apresenta
ção do projecto Geodromo, projecto esse que começou a ser elaborado pelos alunos da ESTG em 2003. Este projecto foi realizado utilizando vários programas, nomeadamente 3d Studio, Adobe Photoshop entre outros. Este projecto tinha como objectivo fundamental apresentar a evolução da terra e a passagem de dinossauros pela terra. Isto tudo numa perspectiva de uma realidade virtual. Só por curiosidade este filme ocupa 3 Gigas e tem uma duração de 12 minutos.


Outro projecto apresentado foi o Fórum Flaviano de Conimbriga, este já é um projecto para ser visto via web, logo com um tamanho mais reduzido do que o anterior. Neste projecto foram importantes três aspectos, o realismo, dimensão dos ficheiros e por último a performance. Pode-se visualizar o projecto no seguinte endereço : http://www.forumflaviano.web.pt/.


Foram também apresentados vários projectos que estão em fase de desenvolvimento, entre os quais destaca-se o Museu da Batalha (Visita e Construção Virtual do Mosteiro da Batalha); Construção de Livros Virtuais; Milagre das Rosas em Holograma e por último e o que cativou mais a plateia o Jogo Adrenaline.
Em conclusão foi uma sessão importante para abrir horizontes aos nossos alunos, para seleccionar e aprofundar ideias para os seus projectos, saberem um pouco mais sobre os programas utilizadas na elaboração destes projectos (virtualização e imagens 3D).

O mais importante a abertura para colaboração da ESTG com EPO para o acompanhamento em alguns projectos.
O nosso obrigado ao professor Alexandrino Gonçalves pela sua forma informal e disponibilidade demonstrada...
Zé Carlos
Coordenador do Curso de Informática

Cartaz do Eco Código da EPO


Preto no branco e branco no preto foram as cores escolhidas, aquelas que são neutras e com ausência de cores coloridas pretende mostrar simplicidade na forma de estar na vida e apelar à poupança. A informação veículada também se pretende simples, clara e objectiva: "preto no branco", ou melhor, "branco no preto".
O sentido do aproveitamento também se manifesta através do recurso à técnica do recorte a partir de papel colocado no papelão, mostrando que se pode fazer arte reutilizando papel. Citando Lavoisier, "Nada se perde, tudo se transforma".
A figura central do cartaz é o "Papa Lixo", um animal amigo do ambiente. É a ele que incumbe proteger a biodiversidade da fauna (aqui representada pelo próprio "Papa Lixo") e da flora (aqui representada pelas flores), através do "processamento" dos lixos recicláveis - papel, plástico, latas, lâmpadas convencionais e vidro)
Este cartaz foi eleborado pela aluna Marlene Oliveira, do Curso de Animação Sociocultural, com o apoio da docente de expressão plástica, Cristina Sousa.
Os eco mandamentos nele incluídos foram propostos e escolhidos pelos alunos da EPO durante a comemoração do Dia Mundial da Terra.
O cartaz foi submetido ao concurso "Eco Código", dinamizado pela ABAE, e os resultados serão tornados públicos durante a Cerimónia Solene de Entrega das Bandeiras Verdes às escolas, que decorrerá no próximo mês de Setembro.
Para já, temos uma cartaz muito bonito e com um conteúdo muito positivo!
Margarida Rodrigues
(Coordenadora do Programa Eco Escolas na APO)

Encerramento do Ano Lectivo - GRANDE COMEMORAÇÃO

Este ano no Agroal... espreitem o cartaz e vamos todos, mesmo todos festejar... pelos alunos que este ano nos deixam, pelos alunos que agora terminam o seu primeiro ano de percurso nesta Escola, pelos alunos que se prepararam para um 3.º ano de muito trabalho... POR TODOS E TODOS JUNTOS.... VAMOS FESTEJAR.


Aula Com...sobre Poupança

A turma do 2º ano de Gestão, recebeu na sua aula de Gestão, o Dr. João Suspiro, Director Comercial do Banco Popular, que veio falar um pouco sobre Poupança, Instrumentos e tipos de Poupança.
Começou por explicar aos alunos que a Poupança é a parcela de rendimento excedente que é guardada para se usar no futuro.
As instituições financeiras, neste momento, com a crise existente no mercado interbancário, procuram estimular a poupança dos seus clientes.
Para poupar, tem de haver a consciência que uma parte do rendimento de hoje, pode ser útil para a nossa sobrevivência futura, mas o investimento na poupança tem de ser coerente. O gestor bancário, e quem aconselha o cliente no banco, tem de ter sensibilidade, e esta é uma questão muito importante para a escolha das formas de poupança. Essa sensibilidade deve permitir identificar o perfil do cliente em termos de património financeiro e também a sua aversão ao risco para se saber como distribuir o seu investimento.
Foram apresentadas algumas formas de poupar, sendo que deve ser sempre encarado como um investimento, em conta, quando se pretendem obter juros futuros ou em instrumentos financeiros, quando se prevê o lucro.
Depósitos a Prazo, Fundos de Investimento, Mercado de Capitais, ICAE (Inst. de Captação de Aforro Estruturados) ou Planos de Poupança, estas foram as formas de poupança ou instrumentos apresentados pelo nosso convidado. O que os distingue, são os prazos, as taxas, o tipo de rendimento e o risco envolvido.
João Suspiro, terminou a sua apresentação dizendo que hoje, a preocupação da maioria dos bancos está na captação da poupança dos jovens. É fundamental incutir esta percepção para construir um futuro melhor. Evitar a falência de famílias, cujo rendimento mensal é totalmente absorvido para pagar créditos e dívidas e por vezes nem resta o mínimo para o essencial, é um dos objectivos. O panorama de hoje, com a formação de uma consciência e de comportamentos de poupança, visa atenuar o massacre do consumo exagerado e tornado fácil que marca a geração actual.
Ana Pinho

15/06/10

Programa Eco Escolas na EPO: os dados estão lançados!

Hoje, dia 15 de Junho de 2010, realizou-se o terceiro e último Conselho Eco Escolas 2009/2010 na nossa escola. Estiveram reunidos quase todos os eco parceiros com o objectivo principal de aprovar o Eco Código da Epo e o Relatório de Candidatura ao Galardão Bandeira Verde.







O primeiro documento consiste num conjunto de príncipios que os alunos elaboram e se obrigam a cumprir. Esses mandamentos dizem respeito a acções concretas, perfeitamente exequíveis no dia a dia de cada um ( por exemplo: "Para o ambiente proteger, não deixes a água a correr").



O Relatório de Candidatura ao Galardão Bandeira Verde é um documento com alguma extensão, com uma estrutura que obedece a uma lógica de pergunta/resposta (conforme proposta da ABAE), onde que se expõe e explica com detalhe todo o desenrolar do Programa Eco Escolas na nossa escola, desde a descrição do público alvo à avaliação e monitorização dos comportamentos ambientais dos alunos em especial e da comunidade escolar em geral ao longo do ano lectivo; desde a apresentação do plano de acção até a descrição e documentação de todas as actividades realizadas no sentido de dar cumprimento ao mesmo; desde a indicação e demonstração de todos os meios utilizados para divulgar os eco comportamentos, quer internos quer externos à escola (site da epo, site do eco escolas na epo, facebook, notícias nos jornais da região...), até à apresentação do Eco Código da escola.
Com a elaboração deste documento final, pretendemos mostrar à ABAE (Associação de Bandeira Azul da Europa) que somos merecedores do Galardão Bandeira Verde.
Agora com todos os documentos formalmente aprovados, os dados estão lançados e durante o próximo mês de Agosto ficaremos a saber se somos, de facto, uma ECO ESCOLA.

Como coordenadora deste programa na EPO, resta-me agradecer a todos quantos comigo colaboraram na implementação deste eco projecto na nossa escola.
Estou certa que, mantendo-nos neste caminho que começámos agora a percorrer, faremos de facto a diferença no que toca à protecção do ambiente!


Termino citando um provérbio africano:
"Trata bem da Terra. Ela não te foi doada pelos teus pais, ela foi-te emprestada pelos teus filhos"




Margarida Rodrigues
(Coordenadora do Programa Eco Escolas na EPO)

Identidade e Orientação Sexual



A identidade sexual refere-se ao que cada pessoa pensa sobre si própria e sobre a sua sexualidade, sobre aos emoções e sobre o desejo que sente em relação aos outros, que podem ser do mesmo sexo, de outro sexo ou de ambos os sexos.
A identidade de género refere-se ao modo como cada um de nós se vê: se como homem (masculino), se como mulher (feminino).
A orientação sexual refere-se à atracção sexual mais significativa ou exclusiva que cada pessoa sente ao longo da sua vida. Uma pessoa pode ser considerada...
:D heterossexual se se sente atraída sobretudo por pessoas de sexo diferente
:D homossexual se se sente sobretudo atraída por pessoas do mesmo sexo
:D bissexual se se sente atraída por ambos os sexos
A orientação sexual revela-se, normalmente, durante a puberdade e não pode sofrer influências externas que a alterem.
:D Transsexualidade
Quando uma pessoa não se identifica com o seu género biológico estamos perante alguém que é transsexual. Trata-se de uma questão de identidade de género e não de orientação sexual. Frequentemente, os transsexuais sentem a necessidade de proceder a cirurgias de alteração de sexo.

O Importante no meio de tudo isto é que a pessoa seja feliz, qualquer que seja a sua orientação e não seja discriminada por isso.

Tudo de Bom! :D

Unidade de Educação Sexual

Sandra Monteiro

Gestão - Estudo de Mercado



Durante o Módulo nº9 – “Estudos de Mercado” da disciplina de Gestão, os alunos do G08, desenvolveram um estudo que passou pela definição da amostra, elaboração do inquérito e sua aplicação à comunidade escolar da sede da EPO e a algumas pessoas do exterior, no sentido de averiguar o uso e as escolhas relativas a alguns meios de comunicação.
A definição da amostra teve em conta a aplicação de quotas proporcionais, relativas ao sexo em cada uma das turmas que representam os diferentes cursos, funcionários e professores da Escola Profissional de Ourém. No exterior foram entrevistadas 50 pessoas, com uma quota de 50% relativa ao sexo.
O inquérito foi aplicado no dia 18 de Março de 2010.
Estas são algumas das conclusões do estudo retiradas pelos alunos.



Gestão de Equipamentos Informáticos
A grande maioria dos alunos ainda tem telefone fixo em casa e a operadora utilizada é a PT. São realizadas até 5 chamadas por semana e normalmente para amigos ou familiares.
Quanto à utilização do telemóvel, a maioria tem apenas 1 e a Vodafone é a operadora de comunicação eleita, e a forma de comunicação mais usual o SMS.O telemóvel é maioritariamente usado para fins pessoais e estes alunos consomem em média 10 a 20€ mensais.
Relativamente ao uso da internet como meio de comunicação, quase a totalidade tem como hábito aceder diariamente e a escola é o local de preferência através do wireless. As razões para usar este meio são essencialmente a consulta de correio electrónico, pesquisa, chat´s e jogos.
A maioria dos alunos deste curso, pertence às redes sociais, sendo o Facebook a mais usual onde a maioria acede diariamente.


Construção Civil
A maioria dos alunos deste curso possui telefone fixo em casa e a PT é mais uma vez a operadora seleccionada. Em média realizam menos de 5 chamadas por semana e a família/amigos e algumas emergências são as razões para o seu uso.
O uso do telemóvel é geral e a operadora Vodafone a mais usada. A razão para a troca de SMS, meio mais usual para o contacto, são motivos pessoais e consomem em média menos de 10€ por mês.
A casa ou a escola são os locais de preferência para aceder à internet e sempre que possível através de wireless. O acesso à internet é diário e as principais razões são o correio electrónico, pesquisa e jogos.
Quase todos os alunos pertencem pelo menos a uma rede social. HI5 e Facebook são as mais procuradas, diariamente.


Animação Sociocultural
Este curso apenas tem uma turma que é composta só por raparigas, e 50% tem telefone fixo, sendo a PT a operadora mais usada. A família e amigos contínua a ser a razão mais apontada para a realização de chamadas.
Nesta turma, a maioria das alunas tem 2 telemóveis e a Vodafone é a operadora de comunicação eleita. O uso pessoal e o contacto via SMS são também os factores mais referidos. Em média as alunas gastam até 10€ por mês em comunicação via telemóvel.
O uso da internet é referido por todas, e a maioria acede diariamente, normalmente em casa ou na escola através de net móvel ou wireless. A Vodafone é a net móvel mais usual. A maioria refere que o acesso à internet é essencialmente para pesquisa, correio electrónico e redes sociais.
A maioria das alunas da turma faz parte de redes sociais, HI5 e Facebook, onde vão diariamente.



Design
A maioria dos alunos desta turma refere que possui telefone fixo em casa. Foram referenciadas as seguintes operadoras de comunicação: MEO, Optimus e PT. Em média realizam entre 5 a 10 chamadas por semana, essencialmente para família e amigos.
Dos inquiridos, todos possuem um telemóvel e a Vodafone é a empresa de comunicação sempre referida. O uso pessoal é a razão apontada para os SMS enviados e para o consumo médio mensal até 10€.
Todos os alunos costumam aceder à internet, quase sempre diariamente, em casa e na escola, através essencialmente de wirelesss, para pesquisa, jogos e correio electrónico. Vodafone e TMN são as operadoras mais usuais entre quem usa a net móvel.
A maioria dos alunos faz parte de redes sociais, sendo Facebook e HI5 as mais referidas, onde acedem na sua maioria diariamente.



Energias Renováveis
A população inquirida da turma deste curso tem telefone fixo na sua residência. A PT é a empresa de comunicação mais usada e em média a maioria realiza até 5 chamadas por semana. Família e amigos é a razão mais apontada para essa comunicação.
A maioria da turma tem um telemóvel e a Vodafone é a operadora mais referenciada.
O telemóvel serve essencialmente para comunicar via SMS e em média o consumo vai até aos 10€ por mês.
Todos os alunos focaram que acedem à internet, na sua maioria diariamente em casa ou na escola. Wireless, net móvel e fixa foram os tipos de acesso focados, sendo que a TMN é a operadora mais usada em termos de net própria. As razões para acederem são essencialmente: correio electrónico, pesquisa e jogos.
Ainda existem alguns alunos que não fazem parte de redes sociais nesta turma. O HI5 é a rede mais usual entre os inquiridos, que costumam aceder na sua maioria diariamente.



Gestão
A análise destes alunos, permitiu concluir que no 1º e 2º ano, ainda possuem na sua maioria telefone fixo em casa, sendo que os alunos do 3º ano responderam na sua maioria que não. Os que têm telefone na residência indicaram a PT como operadora de comunicações. Entre 5 a 10 chamadas por semana é o consumo mais indicado sendo a família/amigos a razão principal desses contactos.
Todos os alunos têm telemóvel, na sua maioria 1, para uso pessoal e a operadora mais usada é a Vodafone, através essencialmente de SMS.
Relativamente à internet, todos acedem diariamente e quando usam a net própria, esta é móvel e através da TMN. A pesquisa, redes sociais e jogos, são as razões mais apontadas para o fazerem.
A maioria dos alunos faz parte de redes sociais, e quem faz, acede diariamente ao Facebook.

Professores e Funcionários
Entre esta camada da população estudada, cerca de 43% tem telefone fixo na residência e a maioria ainda elege a PT como a operadora de referência. Realizam entre 5 a 10 chamadas por semana para família e amigos.
Os inquiridos responderam na sua totalidade que possuíam apenas um telemóvel e cerca de 83% utiliza a Vodafone. As razões para o uso do telemóvel são essencialmente de ordem pessoal e profissional. A chamada de voz é o meio mais focado e o consumo mensal entre os 10 e 20€. Apenas 13%, respondeu que costuma aceder à internet através do seu telemóvel.
Esta camada da população estudada, acede diariamente à Internet, em casa, na escola e em locais públicos. O acesso reparte-se entre a net móvel, net fixa e wireless. A net própria mais usada é a Vodafone. Motivos profissionais e pesquisa são as razões mais apontadas para o acesso à internet.
70% dos inquiridos diz fazer parte das redes sociais, dizendo a maioria que pertence ao Facebook.



População Externa
Relativamente à população exterior à comunidade escolar, a faixa etária mais representada é dos 20 aos 40 anos, e verificámos que a maioria não tem telefone fixo na residência. Entre a população que tem telefone fixo, a PT é a operadora quase sempre referenciada. Em média estas pessoas realizam semanalmente até 5 chamadas e a família é a razão mais pontada.
Relativamente ao telemóvel, podemos concluir que maioria tem 1 telemóvel e a Vodafone é a operadora mais usada, seguida da TMN. O uso do telemóvel é diversificado, mas quanto ao tipo de comunicação a chamada de voz é a mais usual, destacando-se no entanto no público feminino, até aos 45 anos, a preferência pelo SMS. A maioria gasta até 10€ por mês em comunicação.
Relativamente à internet, a faixa etária que mais uso faz da mesma é dos 20 aos 40 anos. Casa e local de trabalho são os sítios mais focados para o acesso à internet, e a net fixa o meio mais usual. A MEO é a operadora eleita entre os inquiridos que costuma aceder à internet. A maioria dos utilizadores da net, fá-lo diariamente para consulta do correio electrónico, jogos e trabalho.
56% da população feminina inquirida, faz parte de alguma rede social e apenas 32% dos homens, sendo que a maioria se situa entre os 20 e os 40 anos. Facebook e HI5 são as redes sempre focadas e a maioria tem acesso às mesmas diariamente.

Concluímos ainda que a maioria da população estudada, fica com o seu telemóvel entre 1 a 3 anos, e as principais razões para a troca são a avaria seguida da evolução tecnológica.

Realizámos ainda um estudo de marcas eleitas pelos inquiridos, com acesso à memória imediata sobre determinados meios e equipamentos relacionados com a comunicação.



Telemóvel: Nókia;
Portátil: Asus;
Operador de Comunicação: Vodafone;
Canal de TV: TVI;SIC;
Estação de Rádio: Cidade FM/RFM;
Jornal: Bola; Correio da Manhã; Notícias de Ourém;
Revista: Maria; Visão;



Os dados foram recolhidos, tratados e analisados pelos alunos que depois elaboraram estas conclusões.
Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos.

Ana Pinho
Coordenadora do Curso Profissional de Técnico de Gestão

11/06/10

As Vantagens de fazer o Currículo em Video...


Olá, Descobri esta reportagem e este link enquanto navegava pela internet e achei interessante partilhar. A ideia não é nova mas ainda pouco utilizada no nosso país...Talvez esteja na hora de aproveitar melhor as Novas Tecnologias. :D

Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional
Sandra Monteiro


http://videos.sapo.pt/lqDDgp9gBU2B9lwEg4CV

http://www.videocvtube.com/

I…, reverência!

Mastigo lentamente o adjectivo, enrolando-o na boca sem me engasgar, enquanto lhe penso o sabor.
Delicio-me a trincá-lo com delicadeza, usando a ponta da língua para lhe separar as partes, suavemente. Sugestivo, sem dúvida.
Despudoradamente sugestivo!
I. Direito. Aprumado. Recto. Ou erecto, se o desejarem!
RRE. Felino. Assanhado. Pronto a morder. Duas vezes… ou mais!
VER. Olhar. Observar. Perscrutar. Com as mãos, também.
ENTE. Ser. Pessoa. Ser. Gente.
Irreverente.
Degusto, com vagar, a iguaria ainda quente.
Uhmm, c’est exquis! Raffiné, même !
Sinto-lhe a ousadia intensa e o cheiro a provocação.
Não, ainda não. Dá-me prazer ter-te assim, a brincar à flor dos lábios, nesse roçar atrevido com a minha língua.
Irreverente, sim. Sem pitada de arrogância ou travo de presunção.
Palavras ao desafio, lançadas na garganta funda do prazer de as explorar, para melhor as entender e usar.
Insolente? Não!
Irreverente, apenas.

G. Rocha

07/06/10


Dois vizinhos encontram-se na rua : “ Parece mentira, sendo vizinhos, que não vejamos há anos … Como estás? ” Bem. Entretanto tive três filhas.”
“E que idade têm?”
“Então verás… O produto das suas idade é 36 e a sua soma é o número da nossa porta, por isso tu mesmo podes calcular…”
“Bom …assim ainda não posso saber com segurança.” “ Ah, está bem… mas posso informar-te que a mais velha toca piano.”
E com isto o seu amigo não ficou com qualquer dúvida acerca das idades das três meninas…
Qual a idade das três meninas?

Para participar:
A resposta deve ser enviada para um dos seguintes e-mails:
- reginavelez.epo@gmail.com
- io.prino@gmail.com

01/06/10

A propósito da infância...

Quando as crianças brincam

Quando as crianças brincam
E eu as ouço brincar,
Qualquer coisa em minha alma
Começa a se alegrar

E toda aquela infância
Que não tive me vem,
Numa onda de alegria
Que não foi de ninguém.

Se quem fui é enigma,
E quem serei visão,
Quem sou ao menos sinta
Isto no meu coração.

Fernando Pessoa



Perfeito!

Isabel Marques

Conferência ENSINO PROFISSIONAL - COMPETÊNCIAS DE FUTURO

No próximo dia 2 de Junho, pelas 14:30h, o jornal Região de Leiria, irá realizar uma conferência dedicada ao Ensino Profissional.

Nesta conferência pretende-se análisar um tipo de ensino que teima em vingar apesar de todas as contrariedades que tem enfrentado. Para tal irão dar o seu testemunho alunos e ex-alunos do Ensino Profissional, empresários, encarregados de educação, psicólogos... importantes serão ainda as comunicações dos oradores convidados: Ana Penim, Augusto Ferreira Guedes e José Luís Presa pessoas ligadas às Escolas Profissionais desde o seu início, há 20 anos atrás.

A conferência realizar-se-á no auditório da ESTG, em Leiria e a Escola Profissional de Ourém encontra-se como entidade colaboradora.

Para os interessados, apesar da entrada ser gratuita, é necessário efectuar pré-inscrição através do número de telefone 244 819 967, ou do endereço electrónico conferencia@regiaodeleiria.pt, ou através do link http://inscricoesrl.ccems.pt/Evento.aspx?IdEvento=15

Visita de Estudo à Central de Cervejas



No dia 31 de Maio, os alunos do 2º e 3º ano do Curso de Gestão, visitaram as instalações da fábrica da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, SA em Vialonga. Esta fábrica quando foi inaugurada em 1968, foi na altura, considerada a mais moderna fábrica de cerveja da Europa e, ainda hoje, a maior fábrica do sector em Portugal. Neste momento a empresa representa em Portugal marcas internacionais como a Heineken, Bud, Guinness, Foster’s, John Smith’s e os refrigerantes da marca Schweppes. O grupo SCC tem como accionista, desde Abril de 2008, a 100 por centro, o Grupo Heineken.
Esta empresa possui ainda outras unidades industriais localizadas no Luso e Vacariça, onde são captadas as águas minerais e de nascente Luso e Cruzeiro.
Na fábrica que visitámos são produzidas e engarrafadas as marcas de cerveja Sagres e suas variantes.
O Processo de fabrico, quase todo mecanizado, inicia-se com a Fabricação do Malte, principal matéria - prima da cerveja e que tem como fases: a Molha da cevada; Germinação da cevada e a Secagem do malte,
De seguida, inicia-se a fabricação da Cerveja com a fabricação do mosto, clarificação e arrefecimento, fermentação e filtração da cerveja. Esta última fase permite que a cerveja passe por dois filtros que lhe conferem a transparência característica, depois é guardada em tanques de onde segue para o enchimento de garrafas, latas e barris.
As matérias - primas necessárias à cerveja são: Cevada; Amido; Água e Flor de Lúpulo.
O regime de fabrico é contínuo e a empresa labora 24 sobre 24 Horas o que lhe confere uma grande capacidade de produção, cerca de 2 milhões de litros de cerveja por dia.

Ana Pinho