19/11/11

CORFEBOL

Dou a conhecer um desporto coletivo bastante interessante, o Corfebol, praticado nas aulas de Educação Física, inserido no âmbito dos módulos 1, 2 e 3, respetivamente Jogos Desportivos Coletivos I, II e III.
Segue-se uma breve descrição desta modalidade e um resumo das principais regras, segundo a Federação Portuguesa de Corfebol.


1. História e Definição
O Corfebol surgiu na Holanda em 1902, inventado por Nico Broekhuyesen , inspirado num jogo sueco denominado Ringball.
Corfebol (do holândes korfbal) é um desporto coletivo praticado principalmente na Holanda e na Bélgica. Ele difere de outros desportos similares porque é praticado por equipas mistas, formado por uma equipa composta por quatro homens e quatro mulheres.
O Corfebol é um desporto jogado à mão, num campo retangular, no qual uma equipa de quatro homens e quatro mulheres tenta lançar uma bola para dentro um cesto. As principais caraterísticas deste desporto incluem todo o tipo de aptidões, jogo cooperativo, contato físico controlado e igualdade de sexos.

2. Terreno de jogo
As dimensões do terreno de jogo são de 40 x 20 m. O terreno de jogo está dividido em 2 zonas iguais por uma linha paralela à linha de fundo (sentido da largura).
As marcas de penalidade devem ser marcadas à frente do poste no eixo longitudinal e no sentido do centro do campo. A extremidade da marca mais afastada deve estar a 2.50 m do poste.


Imagem 1 – campo de Corfebol.
Imagem 2 – locais de marcação de um livre e de uma penalidade.



A área sombreada (amarelo) mostra a zona onde nenhum jogador pode estar durante a marcação de um livre, à excepção do marcador, que deve ter um pé em cima da marca de penalidade. A área sombreada (azul) mostra a zona onde nenhum jogador pode estar durante a marcação de uma penalidade, à exceção do marcador, que deve estar imediatamente atrás da marca de penalidade.

3. Postes
Os postes, com um diâmetro externo entre 4.5 e 8 cm, são fixados perpendicularmente no chão do terreno de jogo. Os postes são colocados em cada uma das zonas, num ponto a igual distância das duas linhas laterais e a uma distância da linha final igual a 1/6 do comprimento total do campo.

4. Cestos
Um cesto é fixado a cada poste. O cesto deve estar orientado no sentido do centro do campo e todo o seu bordo superior deve estar a uma altura de 3.50 m do solo. Os cestos devem ser cilíndricos sem fundo; devem ter 23.5 a 25 cm de altura e um diâmetro interior de 39 a 41 cm na zona superior e 40 a 42 cm na zona inferior. O bordo superior do cesto deve ter uma largura de 2 a 3 cm.

5. Jogadores
Os jogos são disputados por duas equipas, cada uma consistindo de 4 jogadores do sexo feminino e 4 jogadores do sexo masculino, dos quais 2 jogadores de cada sexo são colocados em cada uma das zonas.

Imagem 3 – situação de jogo

6. Mudança de zona e troca de meio campo
Numa equipa 2 homens e 2 mulheres apenas jogam no seu “meio campo defensivo”, e 2 homens e 2 mulheres apenas jogam no seu “meio campo ofensivo”, defendendo e atacando respetivamente, sem poder passar a linha de meio-campo.
Sempre que dois golos são marcados os jogadores mudam as suas funções. Os atacantes tornam-se defesas e os defesas tornam-se atacantes, sendo isto conseguido através da sua mudança de zonas.

7. Duração do jogo
A duração de um jogo deve ser 2 x 30 minutos, com um intervalo máximo de 10 minutos. São permitidos 2 descontos de tempo por equipa durante um jogo (60 segundos cada desconto de tempo).

8. Golos
É considerado golo quando a bola entra, completamente, de cima para baixo, no cesto que está posicionado na zona de ataque daquela equipa.
Imagem 4 – situação de Golo

9. Infracções às regras
As infrações às regras estão divididas em infrações cometidas pelos defesas e infrações cometidas pelos atacantes, podendo ser classificadas em:
A) Infrações ligeiras – punidas por um recomeço de jogo. São elas:
1) infrações técnicas (como correr, jogar a bola com a perna ou pé e fazer jogo passivo).
2) infrações físicas que não sejam executadas com o propósito de perturbar o ataque e onde exista contato físico controlado.
B) Infrações graves – punidas por um livre. São elas:
1) infrações físicas onde exista contato físico descontrolado (como tirar a bola das mãos de um oponente, empurrar, agarrar ou obstruir um oponente).
2) infrações executadas com o propósito de perturbar o ataque ou que resultem na interrupção do ataque.
C) Infrações que repetidamente perturbem o ataque – punidas pela atribuição de uma penalidade para o outro lado.
D) Infrações muito graves que resultem na perda de uma hipótese de marcar – punidas pela atribuição de uma penalidade para o outro lado
Imagem 5 – Lançamento da bola ao cesto

Durante o jogo é proibido:
a. Tocar a bola com a perna ou pé;
b. Bater a bola com o punho;
c. Apoderar-se, agarrar ou bater a bola quando alguma parte do corpo, que não os pés, estiver a tocar o solo;
d. Correr com a bola;
e. Entregar a bola na mão de outro jogador da mesma equipa;
f. Jogo passivo;
g. Bater ou tirar a bola das mãos de um adversário;
h. Empurrar, agarrar ou obstruir um adversário;
i. Defender um adversário do sexo oposto no ato de lançamento ou de passe;
j. Defender um adversário que já esteja a ser defendido por outro jogador;
k. Influenciar um lançamento deslocando o poste;
l. Usar o poste para saltar, correr ou para se afastar rapidamente (mudar de direção);
m. Violar as condições impostas para um livre ou uma penalidade;
n. Jogar de forma perigosa;
o. Violar as condições impostas para um recomeço de jogo.
Imagem 6 – situação de jogo

10. Bola Fora
A bola é considerada fora logo que ela toca:
a) uma linha limítrofe do terreno de jogo;
b) o solo, uma pessoa ou um objeto fora do terreno de jogo; ou
c) o teto ou um objeto acima do terreno de jogo.


11. Bola ao ar
Quando dois oponentes se apoderam da bola simultaneamente, o árbitro pára o jogo e lança a bola ao ar.

12. Recomeço de jogo
O recomeço de jogo é marcado no local onde a infração foi cometida. No momento em que o marcador do recomeço de jogo tem, ou pode ter, a bola nas suas mãos, o árbitro deve apitar. O jogador tem, desde o momento que o árbitro apita, 4 segundos para colocar a bola em jogo. Os jogadores da equipa oposta não o podem defender.

13. Livre
O livre é marcado da marca de penalidade. No momento em que o marcador do livre tem, ou pode ter, a bola nas suas mãos, o árbitro levanta um dos seus braços verticalmente e faz um sinal mostrando quatro dedos da sua mão levantada, avisando que vai apitar para o reinício do jogo dentro de 4 segundos.

14. Penalidade
A penalidade deve ser executada por um jogador da zona atacante, colocado imediatamente atrás da marca de penalidade. O marcador da penalidade deve colocar-se imediatamente atrás da marca e não pode tocar o solo entre o ponto de penalidade e o poste com nenhuma parte do seu corpo antes que a bola tenha saído das suas mãos.
Todos os outros jogadores têm de manter uma distância de 2.50 m (em todas as direcções) da marca, do poste e de uma linha imaginária entre o poste e a marca de penalidade até que a bola tenha saído das mãos do marcador da penalidade.


Bruno Batista
Docente de Educação Física da EPO

Sem comentários:

Enviar um comentário