18/10/11

5 erros a evitar nas entrevistas de emprego

Tinhas o perfil da vaga, foste chamado para a entrevista de emprego, mas quando soubeste o resultado: “não foi aprovado”. Tinhas certeza de ter feito uma excelente entrevista de emprego… o que será que deve ter acontecido? A resposta é simples: assim como tudo na vida! Quanto mais alto o nível de competição, mais importante o detalhe: deves ter derrapado nos detalhes…
Se tinhas o currículo aprovado na primeira fase da seleção para o emprego, podes estar certo que tinhas todas as qualificações mínimas para trabalhar naquela empresa. No entanto, a empresa antes de te aprovar precisa saber mais sobre ti, precisa te conhecer pessoalmente para confirmar as tuas qualidades, basicamente, a empresa quer “ver para crer”.
Como foi dito acima, na altura da entrevista de emprego a empresa já sabe que tens a qualificação técnica necessária, o foco portanto, será a tua personalidade, entrevista de emprego é observação: tudo o que disseres e fizeres, será mensurado. Fica atento aos 5 erros mais comuns e tenta ter mais sucesso na tua próxima entrevista:

1. Chegar Atrasado na Tua Entrevista de Emprego - Imperdoável

Chegar atrasado na tua entrevista de emprego é o erro mais grave que pode ser cometido para a maioria dos entrevistadores e especialistas em seleção. Uma das principais características observadas na entrevista de emprego é, com certeza, a seriedade e profissionalismo. Chegando atrasado na tua entrevista de emprego demonstras (antes de começar a falar) justamente falta de seriedade e falta de profissionalismo.
Procura conhecer o local onde vai realizar tua entrevista, se possível, visita pessoalmente alguns dias antes. Táxi, metro, autocarro, comboio, planeia previamente a melhor rota, evita as famosas surpresas de última hora. Outro truque simples é sair de casa mais cedo.

2. Roupas Inadequadas para o Ambiente da Empresa – Não são boa ideia…
É um erro comum e que embora não pareça muito sério, pode arruinar um bom candidato. Não estamos a dizer que as empresas exigem que tu vistas fatos ou roupas caras, mas elas exigem sim, que o vestuário esteja adequado. O ideal é usar sempre roupas sociais sóbrias.
Em geral, os entrevistadores não vão repreender um candidato por usar roupas inadequadas, mas esse detalhe vai ser anotado e usado como critério de reprovação. Obviamente o principal fator de um candidato deve ser seu conteúdo e conhecimento, mas uma boa apresentação e uma boa presença, são fundamentais.

3. Inventar ou Mentir sobre Atributos Profissionais na Entrevista de Emprego - ERRO

Infelizmente, uma tática utilizada por muitos candidatos e que normalmente não dá certo. Mesmo que durante o currículo consigas dissimular e colocar habilidades “extras”, na hora da entrevista de emprego sustentar tais mentiras pode ser inviável. A empresa precisa de inglês avançado e tu só falas o básico, diz a verdade. Se realmente precisaram de inglês avançado, procura outra vaga, procura outra empresa.

4. Atitude Passional em Relação ao(s) Emprego(s) Anterior(es) - Cuidado

Um teste muito comum feito pelos avaliadores durante a entrevista de emprego, é pedir para falares ou descreveres o teu antigo emprego. Este momento é uma excelente hora para ele avaliar a tua maturidade. Evita falar mal do teu antigo chefe, falar mal do teu antigo emprego, mesmo que realmente tenhas motivo para isso. Ultrapassa! Essa atitude é extremamente imatura!
Quando te for perguntado sobre o emprego anterior durante a entrevista, sê profissional, direto, dá uma opinião técnica. Se te for perguntado durante a entrevista de emprego qual o motivo pelo qual saíste de lá, diz que estás à procura de uma oportunidade melhor, em geral, este é realmente o motivo pelo qual a maioria das pessoas muda de emprego.

5. Falta de Eloquência, Linguagem de Baixo Nível e Humor Desnecessário na Entrevista de Emprego

A Entrevista de emprego, antes de tudo é um momento de seriedade, é um teste onde deves fazer o teu melhor. Deves ser formal, educado. Não uses gírias e expressões tolas. Procura articular bem as frases, jamais tentes usar a velha tática de “falar, falar e não dizer nada” o entrevistador é treinado para identificá-la.
Outro recurso que deve ser evitado é o humor. Não tentes socializar ou “descontrair o ambiente”, pode ser que o entrevistador não veja graça no teu humor e cries uma situação constrangedora desnecessária.

Sandra Monteiro
Unidade de Inserção e Acompanhamento Profissional INSIGNARE
Fonte: Guia da Carreira

2 comentários:

  1. 6. Não mostrar à empresa que é uma mais valia.

    A importância de saber vender o peixe é uma mais valia em qualquer mercado.
    Se o entrevistado não mostrar que é um bom "investimento" e que é apenas mais um a receber ao fim do mês sem mostrar qualquer tipo de mais valia para a empresa, mais vale ficar em casa e faltar à entrevista.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Joni,
    Tens toda a razão!

    ResponderEliminar