No mês em que se comemora a prevenção do cancro da mama a INSIGNARE aliou-se à Associação Laço para levar aos alunos da Escola Profissional de Ourém, o programa “Toma conta de ti”, que visa sensiblizar para a temática do cancro da mama, partilhando informação e ferramentas que contribuam para diminuição do risco e detecção precoce. A detecção precoce do cancro da mama garante uma probabilidade de cura maior de 90%!
Em Portugal, 1 em cada 11 mulheres vai ter cancro da mama e 5000 novos casos aparecem anualmente. Sejamos rapazes ou raparigas, todos podemos ser afectados directa ou indirectamente pelo cancro da mama, e é por essa razão que o cancro da mama não é um tema só para as meninas.
Em Portugal, 1 em cada 11 mulheres vai ter cancro da mama e 5000 novos casos aparecem anualmente. Sejamos rapazes ou raparigas, todos podemos ser afectados directa ou indirectamente pelo cancro da mama, e é por essa razão que o cancro da mama não é um tema só para as meninas.
Para aqueles que não estiveram nos workshops “Toma conta de ti”, no dia 28 de Outubro, fica aqui uma breve explicação do que devem fazer para diminuir o vosso risco e fazer a detecção precoce do cancro da mama:
- Praticar exercício físico regularmente;
- Manter um peso normal. Utilizem ferramentas como o Índice de Massa Corporal (IMC) para fazer o vosso auto-controlo do peso;
- Fazer uma alimentação saudável e variada, que contemple o consumo de 5 porções de frutas e vegetais por dia. As pirâmides dos Alimentos ou a Nova Roda dos Alimentos ajudam-vos a fazer escolhas mais saudáveis;
- Não fumar e beber com moderação. Globalmente raparigas que tomam 2 a 3 bebidas alcoólicas por dia têm um risco 20% maior de desenvolver cancro da mama que as que não tomam;
- Fazer um check-up anual. No caso das mulheres (adolescentes, ≥18 anos) o check-up deve incluir um teste Papanicolau (3 em 3 anos) e o exame clínico da mama (anualmente). A mamografia deve fazer parte do check-up das mulheres com ≥ 45 anos (2 em 2 anos);
- Conhecer o corpo. Saber o que é normal no nosso corpo para saber identificar o que não é normal, é uma das chaves da detecção precoce do cancro da mama. Conhecer a mama incluí olhar, tocar, sentir e verificar. Quando aparecem alterações que não são habituais, como alteração da aparência da mama, sensações novas, nódulos e alterações nos mamilos, é tempo de ir ao médico!!
Foi com gosto que verificámos que os alunos do 2.º ano de Construção Civil e de Gestão, se empenharam no workshop e demonstraram, no exercício prático, ter adquirido todos os conhecimentos essenciais!
Uma mensagem especial para os alunos presentes nos workshops: muito obrigada pela disponibilidade em ouvir e aprender, e agora é a vossa vez de passar a palavra, partilhem o que aprenderam, pois hoje vocês são mais responsáveis pela vossa vida e pela vida dos que vos estão próximos.
Para qualquer informação adicional sobre o cancro da mama podem contactar a Associação Laço:
Rita Silva - Formadora Voluntária da Laço e Nutricionista
Sofia Ferreira – Psicóloga
Margarida Rodrigues – Docente da Área de Integração
Para quem quiser calcular o IMC (índice de massa corporal):
ResponderEliminarIMC = peso em kg / (altura x altura em metros)
Se o IMC ≤18,5 – abaixo do peso;
18,6 a 24,9 – peso normal;
25 a 29,9 – acima do peso;
30 a 34,9 – obesidade I;
35 a 39,9 – obesidade ll;
≥ 40 – obesidade lll.
Toma conta de ti!!...
ResponderEliminarPorque estas doenças não acontecem só aos outros...