09/02/10

Reflexões e Relações





As “Ralações” com os Pais? ….

É normal que as relações sociais se intensifiquem durante a adolescência e os amigos assumam uma enorme importância. Na mesma altura, surgem com os pais muitos momentos de tensão e choque.

É verdade, as relações com os pais mudam de forma inesperada e nem sempre é fácil lidar com situações de tensão, mas o diálogo e a compreensão são aliados imprescindíveis para os pais. É importante reconhecer a vontade de independência dos nossos filhotes, a sua privacidade, o seu espaço, respeito e confiança. Estão a crescer, é preciso ir alargando o cordão umbilical, afinal, é costume dizer que criamos os filhos para os outros, não é verdade?

No entanto meus amigos, esta moeda, tem duas faces. Para vocês, filhotes em crescimento rápido, aqui vão algumas sugestões:
Coloquem-se um pouco na pele dos pais quando se preocupam convosco. Claro que é muito mais fácil e rápido fazer o contrário do que eles dizem, só para os provocar…Mas para quê? O que ganham com isso? Façam um esforço para ver o ponto de vista deles, o diálogo, a negociação, em vez da discussão, talvez seja o melhor caminho, não acham?

É tão fácil amar quem está longe de nós que por vezes não sabemos reconhecer que, quem está ao nosso lado, ama-nos incondicionalmente.

Aproveitem o Dia! Beijocas


Unidade de Educação Sexual
Sandra Monteiro

1 comentário:

  1. Durante o crescimento dos jovens, estes vão absorvendo conhecimentos e formando a sua pessoa. Até a uma idade, os jovens tem tendência e tornarem-se individualistas, a famosa idade do armário,nesta idade acontecem algumas lutas com os pais etc... A partir desta idade os adolescentes escolhem dois caminhos... ou se tornam respeitadores e amigos do seu amigo.... ou se tornam individualistas, fazendo o que querem sem ouvirem os conselhos dos amigos, pais etc.

    Todos estes valores são adquiridos ao longo dos anos, com os nossos amigos. Como dizem os provérbios "junta-te aos bons e como eles serás" ou "junta te aos maus e pior que eles serás"

    A pessoa que se constroi de modo a ser amigo do seu amigo, respeitador, entendedor, que tem consciência do bom e do mau, passa por algumas dificuldades nos dias de hoje, porque sem dúvida o respeito muitas vezes não existe porque as pessoas não sabem dar o valor à vida nem aos bons amigos... A este tipo de pessoas dou o conselho... Tem força, sê ainda melhor, tem gosto na pessoa que és pois é de ti que a sociedade precisa.

    Outros jovens tomam decisões erradas na adolescência, o que os leva a problemas de educação, problemas familiares, vícios etc... Na minha opiião estas pessoas, mesmo que não nos respeitem, devemos respeita-las, pois mesmo sendo problemáticas merecem uma nova oportunidade. Estas merecem ser ainda mais ajudadas. Muitas vezes a sua má construção deve-se a problemas familiares, separaçoes, problemas em casa, nao tem um pai ou uma mae a quem lhe dê a mao... Mesmo sendo uma pessoa que tenha os piores defeitos, e não servindo isto de desculpa para um castigo, tem o direito de aprender a ser uma nova pessoa.

    Gosto bastante dos conselhos que aqui colocou. Concordo quando diz que devemos ouvir os nossos pais, sim devemos, devemos tomar consciência do que nos faz bem e do que nos faz mal, não podemos ligar ao que os outros dizem... há não bebes? -Então não és homem não és nada... Sê original age por ti próprio... pensa em ti... Lembra-te que o teu corpo ou consciência paga pelos maus actos...

    ResponderEliminar