22/02/10

Gestão: Prova de Aptidão Profissional


A PAP, sendo um trabalho globalizante, é um projecto que se realiza de forma interdisciplinar, pois engloba matérias leccionadas em diferentes disciplinas, nomeadamente da área técnica do curso.
O aluno, no curso de Gestão, é avaliado individualmente, através de um projecto que realiza durante o 3º ano de formação. Deve seguir um Guião de execução do projecto, pois o tema do mesmo é igual para todos os alunos e consiste na Simulação da Criação e Actividade de uma Empresa. O aluno escolhe uma actividade, comercial ou industrial, e desta forma desenvolve, todos os passos para a criação legal da sua empresa, todos os aspectos relacionados com o funcionamento da mesma e simula a sua actividade durante um mês.
O Guião, indica os pontos que obrigatoriamente tem de ser desenvolvidos, não limitando o que em cada fase o aluno poderá fazer. O trabalho é composto por fases, que obrigatoriamente têm de ser desenvolvidas, respeitando uma Calendarização previamente definida e conhecida pelos alunos.

Em cada fase o aluno é avaliado tendo em conta o cumprimento dos objectivos propostos, cumprimento da calendarização imposta, para entrega do trabalho e respectiva correcção, aprofundamento das matérias, criatividade e iniciativa, pesquisa bibliográfica e pesquisa nas empresas modelo, pois para cada projecto, o aluno deve ter pelo menos uma empresa modelo, com uma actividade similar à sua, para poder interagir e perceber o funcionamento real da empresa.

Ana Pinho

16 comentários:

  1. pois é pap e mais pap.... e avisinha-se a cada dia que passa o final... todos temos medo do grande dia.. esperamos que corra bem a todos e que consigamos todos chegar la... e um trabalho duloroso, mas que com calma e esforço todos vamos conseguir...

    ResponderEliminar
  2. O trabalho da nossa vida !! =)

    ResponderEliminar
  3. a famosa e dura pap.... mas com empenhuh vamos conseguir com emprenho e com a maravilhosa e indispensável ajuda das professoras excelentes Ana Pinho e Beatriz Vieira, DAS MELHORES DA EPO... Obrigada por todo o apoio.. =)

    ResponderEliminar
  4. Concordo!! A pap é realmente o projecto da nossa vida...
    Temos que empenharmo-nos todos para ver ser se apresentamos todos nos 7, 8 e talvez 9 de Junho... Espero que estejamos lá todos com o mesmo objectivo... :)

    ResponderEliminar
  5. podiam fornecer as vossas pap´s sobre o preseidente e o director de operações
    inesmargaridafrancopulquerio@hotmail.com

    ResponderEliminar
  6. Olá . Neste momento encontro-me a passar para o 12º ano e para o ano vou ter que fazer uma PAP como a vossa, visto que também me encontro num curso de Gestão. A nós ainda nao nos foi dado quaisquer objectivos, mas foi-nos pedido que agora durante as ferias pudéssemos realizar algum trabalho, para que no ano seguinte fosse mais fácil. Por isso é que gostava que me mostrasses a tua, só para eu ver como é que é.
    Aguardo a resposta.
    Obrigada .

    ResponderEliminar
  7. hi people...

    como e tudo em altas?
    alguem me podia orientar uns temas???

    ResponderEliminar
  8. Ola meu nome é raquel Silva estou a fazer a pap para o curso tecnico de gestao e gostava de saber se alguem me podia facultar a pap


    O meu mail é rakel_89_16@hotmail.com

    ResponderEliminar
  9. Ola people chamo me sonia estou a fazer a pap para o curso tecnico de gestao e gostava de saber se alguem me podia facultar a pap
    sff
    ajudem me é urgente thankz
    mail
    vanisonia@hotmail.com
    bjz

    ResponderEliminar
  10. ola a todos.
    estou neste momento à procura de um tema para a realizaçao da minha PAP tambem no curso de gestao da escola do forte da casa.
    será que algum de voces me poderia mandar a vossa para eu ter uma ideia??

    o meu mail é: nynah_di_pescas@hotmail.com
    agrdecia uma resposta... obrigada

    ResponderEliminar
  11. Olá Olá . Estou também no curso de Gestão, e fui deixando a PAP para o fim, ou seja, estou aflita sem saber que tema faça -.-

    Subscrevendo aquilo que a Dulce disse, será que alguém me podia enviar uma ou dar exemplos de temas fáceis, bons e rápidos de se fazer ? Agradecia a ajuda.

    Contactem-me por um destes meios :
    Mail : mariana.v@live.com.pt
    Facebook : http://www.facebook.com/marianna.rv
    Blog : http://mariannarosa.blogs.sapo.pt/

    Obrigada ;)

    ResponderEliminar
  12. Alguém fez a pap sobre franchising?

    ResponderEliminar
  13. Ola, estou no curso de gestao. E tenho que realizar a pap e estou completamente a nora, sera que me poderiam ajudar com algumas ideias?
    Raquel_alexandra18@hotmail.com

    Muito obrigada, beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ola, eu estou no curso tecnico de gestao e tambem tenho de apresentar uma pap no final do ano, mas estou com dificuldades a escolher o tema, será que me podiam ajudar? Talvez dar algumas ideias ou algo parecido.
    Eu tinha pensado em marketing ou gestao dos recursos humanos mas nao sei se vou ter informação que chegue para fazer um bom trabalho.

    Aguardo uma resposta, tania_mergulha@hotmail.com
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  15. Preciso de ideias para a minha PAP de Gestão
    Agradecia sogestoes.
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu também estou em Gestão e também vou fazer uma PAP, sugiro-te alguns temas:

      Gestão de créditos de clientes
      Financiamentos às empresas
      Incentivos ao emprego jovem
      Certificação de empresas

      Eliminar