02/06/11

A opinião do Aluno...

Até final de Junho, todos os alunos da Escola Profissional de Ourém terão iniciado o seu período de estágio. Por ser um período importante na formação prática dos alunos, torna-se importante saber o que pensam os nossos finalistas desta experiência…

“Na minha opinião, os estágios são uma parte muito importante do nosso curso, pois temos a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Como aluna finalista, tenho direito a 3 meses de estágio, que teve início no mês de Maio. Estou a estagiar na Indugal Construções, S.A. e estou a gostar muito porque é muito bom aprender com que trabalha na área diariamente.”
Alexandra Reis (Aluna do 3º ano do Curso Técnico de Construção Civil)

“Ao fim de três anos no curso de Animador Sociocultural, chegou o momento de me preparar para o mundo do trabalho, assim vou estagiar durante três meses.
Neste mês de Maio estou a estagiar no Jardim de Infância da Pinheiria, em Santa Catarina da Serra, com crianças dos 3 aos 6 anos. Semanalmente planeio algumas actividades. Uma das que as crianças aderiram mais foi a criação de uma horta, em que as crianças semearam, milho, feijão, abóbora e couve. As crianças estão muito entusiasmadas, pois, já se vêem as sementes a nascer. Nos próximos dias vamos fazer um pequeno espantalho para a nossa horta. Estão a correr muito bem estes dias, cada dia aprendo uma coisa nova, e é isso que me prepara para o mundo do trabalho. Ponho em prática as coisas que aprendi ao longo dos três anos do curso. No futuro gostaria de trabalhar com crianças, e se houver oportunidade com crianças de jardim-de-infância.” Marlene Oliveira (Aluna do 3º ano do Curso Técnico Animador Sociocultural)

“Eu estou a fazer o meu estágio de 3.º ano na empresa Veolia Água – águas de Ourém. Comecei o meu estágio no dia 2 de maio e logo nesse dia fui apresentado aos funcionários e já tenho bastante confiança com todos eles, fui muito bem aceite na empresa e esse é o
primeiro passo para que tudo corra bem. Mesmo estando muito satisfeito com o local onde estou a estagiar e a empresa no geral, continuo não muito satisfeito com a opção da escola de alargar a duração do estágio no 3.º ano para 3 meses, é certo que isto pode ser uma mais-valia para os alunos porque lhes dá mais experiência profissional mas como esta alteração foi feita sem algum tipo de negociações com os alunos eu não a aprovo pacificamente, pois estes deviam ter tido algum direito a defender a sua opinião uma vez que eles são as pessoas que têm 3 meses de estágio não remunerado e deveriam ter sido ouvidos (esta é a minha opinião pessoal). Espero que o meu estágio continue a correr bem e que obtenha uma boa nota e o mesmo desejo a todos os meus colegas de todos os cursos que estão a fazer o seu estágio também. “ Carlos Vigário (Aluno do 3º ano do Curso Técnico de Gestão)

“O estágio é um elemento muito importante na formação de um aluno porque, é no estágio que o aluno aprende a lidar melhor com o mercado de trabalho e os seus prós e contras. Também no estágio é possível aos alunos aprender algo mais sobre a nossa área, sim a escola não é o único local onde podemos aprender.
Actualmente estou a estagiar na empresa “Digital House” em Fátima este é o segundo ano que aqui estou a estagiar, voltei porque para além de ser perto de casa na minha opinião é uma das melhores lojas de informática onde podemos estagiar. Nesta empresa desempenho funções de atendimento ao público e técnico de hardware. Tenho como coordenador um ex-aluno da Escola Profissional de Ourém chamado João Ferreira da turma GEI 2005.” João Santos (Aluno do 3º ano do Curso Técnico Gestão de Equipamentos Informáticos)

Sem comentários:

Enviar um comentário